17.6.07

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Segundo me diz quem sabe, nas escolas de Jornalismo aprende-se o seguinte:

«Se se descobre que um político mentiu acerca do seu Curriculum, não vale a pena - sequer - entrevistá-lo. O indivíduo não tem qualquer credibilidade, pois mente naquilo que é mais importante: dizer "quem é"».

17 de junho de 2007 às 13:26  
Blogger António Viriato said...

Onde estão essas escolas ? Onde se pratica tal doutrina ?

Urge descobrir, para ilustração dos jornalistas portugueses...

17 de junho de 2007 às 19:23  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Dizem-me que, na placa comemorativa do novo Açude Insuflável de Abrantes, consta para a posteridade que a obra foi inaugurada por um tal "engenheiro" José Sócrates.

Comentário:

É claro que toda a gente (incluindo os que se fazem de desentendidos - como o "encomendador" da dita placa) está farta de saber que, em termos legais (algo que é suposto aplicar-se a um primeiro-ministro), José Sócrates não tem (nem nunca teve) direito ao título de "engenheiro".
Goste-se ou não do facto; concorde-se ou não com ele - é assim que reza a lei.

No entanto, e como também se sabe, os seus defensores incondicionais, num exercício de tontice, ignorância ou má-fé (dando sobejas mostras de que eram capazes de fazer o mesmo), usam o argumento de «Como o tratam assim... é como se fosse» - uma falácia grosseira (a que ele mesmo recorreu na célebre entrevista na RTP1), e que nunca ouvi a nenhum outro dos inúmeros engenheiros-técnicos com quem, durante mais de 30 anos, convivi e trabalhei.

O certo é que a insistência nesse argumento grotesco não me deixa esquecer um electricista que eu conheci e que, por motivos de saúde, abandonou as obras, passando a trabalhar no escritório da empresa onde, por ser muito versátil, era pau-para-toda-a-obra.

Tratava-se de uma pessoa estimável e estimada, a quem todos tratavam carinhosamente por "Arquitecto", alcunha que ganhou quando os colegas lhe reconheceram uma inexcedível aptidão para montar, desmontar e remontar divisórias de "open-space".

Nos últimos tempos, tenho tentado encontrá-lo, pois a minha ideia é dizer-lhe que, já agora, aproveite a onda para actualizar - já não digo o curriculum (que, se calhar, nunca fez), mas ao menos os cartões-de-visita, se os tiver...

18 de junho de 2007 às 21:20  

Enviar um comentário

<< Home