28.2.08

Censura

Por João Paulo Guerra
Um professor da Universidade do Minho com contrato a prazo foi levado a fechar um ‘blogue’ de humor e um canal de vídeos que mantinha na Internet, ambos julgados “desprestigiantes” pelo Departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional (DSEAE) da instituição.
O DIRECTOR DO DEPARTAMENTO diz que não se tratou de censura, mas de meros conselhos para que o autor revisse “alguns elementos considerados incorrectos”.
O ‘blogue’ em questão – http://sol.sapo.pt/blogs/dissidencias/ – apresenta-se como “um espaço de sátira política e social” e o seu autor jamais se identificou, pelo que não poderia comprometer a instituição para a qual trabalha a termo incerto. Mas, mesmo assim, o DSEAE não gostou de ver e que outros vissem comentários satíricos aos governantes, à Igreja e a outras vacas sagradas.
E não terá sido apenas o DSEAE, pois alguns colegas do professor anunciaram que querem levar a punição do atrevido e inconveniente ‘bloguer’ “até ás últimas consequências”. Em Portugal há a nova questão da velha bufaria em que estamos. No Público de ontem, o autor do ‘blogue’ contava que alguns colegas lhe moviam uma “vigilância pidesca”. Os antigos bufos bufavam para aumentar o pecúlio. Os novos bufam para apresentar serviço e por amor ao emblema que os faz singrar na vida.
As instituições portuguesas não convivem nada bem com o humor. Fingem que acham graça, para não dar o flanco, quando são caricaturadas. Mas riem-se em tons de amarelo, disfarçando a raiva mal contida por não poderem entregar os autores dos gracejos às fogueiras inquisitórias. O mais que as instituições portuguesas toleram são bobos da corte. Mas os bobos não entram na classe dos humoristas: é mais palhaços.
«Diário Económico» - 28 Fev 08 - c.a.a.

Etiquetas:

8 Comments:

Blogger Blondewithaphd said...

Outrageous!
Então assim quem tem um blog deve andar vigilante, right? Lá que há coisas de muito mau gosto e muitíssimo mau tom na blogosfera é uma realidade. Agora só vê quem quer, ou não será?

Ui o medo dos blogs!

28 de fevereiro de 2008 às 18:46  
Blogger Jack said...

"Finalmente começa a haver ordem na “urbe”. Como todos nós sabemos, era por demais evidente que essa tal de “democracia” não podia durar muito mais tempo. Desde que, um grupo de insurrectos, indignos da farda que a Nação lhes confiou e, apoiados por uns vândalos a soldo de estados inimigos do nosso império, não havia lei nem grei neste nosso querido Portugal. Sem ordem, “jamais” haverá progresso, e este só se alcança se, abnegadamente, todos nós, em conjugação de esforços, e livres das amarras dos partidos políticos, denunciarmos aqueles que escudando-se na chamada “liberdade de expressão” pretendem ofender os nossos ilustres concidadãos. Homens iguais a nós, mas portadores de elevadas capacidades de governação, e que altruisticamente se ofereceram para a nobre, mas árdua tarefa de decapitar o défice. O mestre-escola, seja professor titular de direitos ou professor auxiliar de deveres, deve em todas as circunstâncias dar o exemplo de bom cidadão bom chefe de família ."


Depois de escrever isto fui apanhar uma bebedeira!

28 de fevereiro de 2008 às 19:21  
Blogger Jack said...

Agora, pondo de lado as brincadeiras e falando de coisas sérias. Tenho receio que isto seja mais do que simples palhaçadas. Tenho receio que isto seja o ressuscitar de almas que andavam, há trinta e poucos anos, à espera que alguém os deixasse ser eles mesmos ...

28 de fevereiro de 2008 às 22:33  
Blogger Milu - miluzinha.com said...

E é caso para apanhar uma bebedeira, daquelas de caixão à cova! Sempre que dissermos uma verdade, ainda que insofismável, devemos ter em conta que nos vamos expor, podendo assim ser vítima das consequências do nosso livre pensamento. O melhor mesmo é ter um blog anónimo e depois sim, dizer o que a todos salta à vista e tanto amordaçam!

16 de maio de 2009 às 18:27  
Blogger Francisco said...

Fica bem claro que a atitude deste DSEAE foi mais "despretigiável" do que qualquer dano que o blog em questão possa ter causado.

A atitude de censura é um tiro no pé, pois gera muito mais alarde e estardalhaço e alimenta uma propaganda negativa que pode fugir ao controle, minando os alicerces de credibilidade e princípios éticos que se espera de qualquer Departamento de Sociologia da Educação.

Ao invés de apagar o fogo com gasolina, a única solução para não perder totalmente a credibilidade seria uma retratação pública deste DSEAE.

16 de maio de 2009 às 18:48  
Blogger Cat' Vanesse* said...

Eu, felizmente, sou pós-ditadura. Não sofri na pele qualquer tipo de censura, mas começo a temer. Eu tenho um blog (como qualquer pessoa tem), como antes se tinham diários. Claro que cada um é mais do que livre de escrever o que quiser! (desde que não passe "do limite" para com o outro) E sejamos sinceros, como já alguém o disse, só lê quem quer. Agora, uma coisa completamente diferente, proíbir de bloggar?! O lápis azul anda a querer sair da caixa. Isto começa a tornar-se ridículo. Temo os tempos próximos...

16 de maio de 2009 às 18:58  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Vivam!

O João Paulo Guerra é autor-convidado do 'Sorumbático', e os vossos comentários foram reencaminhados para ele.
Vai ficar muito grato.

No entanto, aqui vos deixo uma questão:
Sendo este texto tão antigo (de Fevereiro do ano passado), como é vocês que o encontraram?

Abraço

do
CMR

16 de maio de 2009 às 19:03  
Blogger Unknown said...

Entretanto a versão do departamento está disponível em:

Parecer


.

29 de julho de 2009 às 21:10  

Enviar um comentário

<< Home