8.2.08

Passatempo com prémio «Velhas invenções»

NO SEGUIMENTO de outros passatempos semelhantes já realizados, e que decorreram em simultâneo nos blogues DE RERUM NATURA e SORUMBÁTICO, aqui fica mais um - hoje a propósito de fontes de energia alternativa, um assunto de que muito se fala.
A ideia, desta vez, é dar a conhecer um interessante motor, patenteado em finais do séc. XIX, e que usava uma fonte de energia "mais ou menos limpa e mais ou menos renovável" - se a bizarra expressão pode ser aceite.
*
Como decerto já se percebeu, o desafio que se coloca aos leitores consiste em identificar qual era a fonte (ou forma) de energia que fazia funcionar esta máquina-motriz (cuja energia era distribuída às máquinas-satélite por intermédio de correias-de-transmissão, como era habitual nessa época).
*
NOTA: este passatempo decorre ao mesmo tempo nos dois blogues referidos (ver aqui o outro), pelo que as respostas poderão ser dadas em qualquer um deles mas - atenção! - só a partir das 12h de hoje, sexta-feira.
O prémio, um livro de ficção científica, será atribuído ao primeiro leitor que, em qualquer dos dois blogues, der a resposta certa. Para efeitos de horas, serão consideradas as que o Blogger atribuir.
*
Actualização: a resposta certa (ver gravuras do post seguinte) já foi dada no blogue DE RERUM NATURA.

Etiquetas: , ,

2 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Atenção, que no outro blogue já apareceu uma resposta muito próxima da correcta...

Aqui fica uma "dica" (que também lá deixei):
A distância do eixo da roda grande ao solo é de aproximadamente 50cm - talvez um pouco mais.

8 de fevereiro de 2008 às 12:11  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

No outro blogue a resposta certa já foi dada às 12h16m.

8 de fevereiro de 2008 às 12:18  

Enviar um comentário

<< Home