24.3.08

Cães

Por João Paulo Guerra
O Governo foi verdadeiramente despachado a dar a volta às intenções de um despacho: menos de uma semana depois da divulgação de um despacho do Ministério da Agricultura com vista a proibir a importação, reprodução e criação de sete raças de cães consideradas perigosas, o próprio ministro veio dizer que não senhor, que houve um equívoco, que se tratava só de um projecto que alguém tirou da sua secretária e divulgou como despacho, etc.
PELO MEIO HOUVE VÁRIAS ASSOCIAÇÕES do sector canino que se manifestaram contra as intenções do Governo e, como é usual, a bazófia governamental esfumou-se. Mais alto ladram os interesses. O que é extraordinário no retrocesso é que as intenções drásticas do Ministério da Agricultura – fossem em modalidade de projecto ou na versão de despacho – alegavam com a sucessão de incidentes “gravíssimos” com cães perigosos que têm vindo a ocorrer em Portugal. Apesar de neste interim se terem registado mais dois “gravíssimos” incidentes, a bravata governamental perdeu gás face aos protestos das associações de canicultura em geral e dos proprietários de ‘rottweillers’ ou de ‘pit bulls’ em particular.
Ou seja: em Portugal, há centenas de milhar de desempregados e milhões de pobres, o passado de trabalho dos velhos não lhes dá mais que uma miséria no presente e o futuro dos jovens é uma incógnita angustiante, os direitos à saúde e à educação vão-se resumindo a letras mortas de uma Constituição que ninguém respeita, mas o Governo mantém-se inflexível perante todos os protestos. Fossem cães de raça, e perigosos, estes humanos que reclamam direitos elementares e mereceriam mais atenções e alguma consideração. Em Portugal, vida de cão têm os que vivem do trabalho.
«Diário Económico» de 24 Mar 08 - c.a.a.

Etiquetas:

5 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Esta história dos cães veio na mesma altura da dos 'piercings'. Tanto uma como outra se sabia que iriam gerar polémica e parangonas, e em ambos os casos houve logo recuos nas intenções.

Ora, como, em política, os acasos são raros (e tudo sucedeu por alturas da manifestação dos professores) 'a coisa' tem todo o aspecto de artificialismo para desviar as atenções.

Se o intuito foi esse, estão de parabéns, pois não faltou quem engolisse o isco, o anzol e até a linha...

24 de março de 2008 às 17:05  
Blogger ferreira said...

Muito bem!
Excelente post!

24 de março de 2008 às 17:39  
Blogger antónio m p said...

Haja alguém que olhe com lucidez para o país que temos. As minhas vivas felicitações pelo retrato.
amp

24 de março de 2008 às 22:43  
Blogger R. da Cunha said...

Sem ofensa: o Pitbull foi considerado o melhor jogador da Taça da Liga, por votação dos adeptos, diz o Destak. É bem feito!

25 de março de 2008 às 00:35  
Blogger Unknown said...

Este governo tem-nos habituado a sucessivos recuos em cada medida que toma. "Entradas de leão, saídas de sendeiro".Só na infeliz legislação que faz sair para a educação é que nem pensar em recuar. Aí é tudo prá frentex! Nem pensar em recuar..que é sinal de fraqueza! Sempre em frente rumo ao iceberg como o Titanic!

26 de março de 2008 às 00:53  

Enviar um comentário

<< Home