18.3.08

Matemática Pura

Por Nuno Crato
É RARO COMEMORAR-SE o centenário de um livro, muito menos de um livro de matemática. Mas é isso que acontece este mês.
O livro intitula-se «A Course of Pure Mathematics» de Godfrey Harold Hardy, e veio pela primeira vez a lume em 1908. Daí para cá tem sido sucessivamente reeditado, nunca tendo deixado de estar à venda. Está disponível gratuitamente na Internet (em www.archive.org, por exemplo).
A Cambridge University Press lançou esta semana uma edição comemorativa. G.H. Hardy, como é mais conhecido, nasceu em 1877 e faleceu em 1947, tendo sido durante quase toda a sua vida activa professor em Cambridge. Foi um dos maiores matemáticos do século XX, deixando marcos importantes na teoria dos números e na análise. É conhecido do público português pelo texto «Apologia de um Matemático», recentemente traduzido pela SPM/Gradiva.
Merece também ser conhecido pelo seu Curso de Matemática Pura, dedicado a candidatos à Universidade e a alunos do primeiro ano do ensino superior.
A matemática deve ser aprendida com exemplos e com aplicações que façam sentir a necessidade de conceitos. Devem ser mostradas gravuras, deve ser usada a intuição. Mas a matemática deve também, e sobretudo, ser aprendida como disciplina hipotético-dedutiva.
Não sabe verdadeiramente o que é matemática quem nunca tenha passado pelo rigor da formulação precisa de hipóteses, pelo exercício de estabelecer definições claras e pela disciplina mental de seguir os passos de uma demonstração.
É pena que este aspecto essencial esteja muitas vezes esquecido. Não há melhor livro para relembrá-lo que este «Course in Pure Mathematics» do grande Hardy.
«Passeio Aleatório» - «Expresso» de 15 Mar 08

Etiquetas: