Marx na moda
Por Joaquim Letria
SE, POR UM LADO, os neo-conservadores e os neo-liberais parecem estar a viver em parte incerta, por outro lado os jovens universitários descobriram novas razões e sentem curiosidade depois de receberem impulsos para saberem o que era isso do comunismo e do socialismo que foi destruído antes de também se dar cabo do capitalismo.
Na Alemanha, as vendas do primeiro volume de “O Capital” triplicaram e prevê-se que continuem a aumentar. Também em Londres, onde Karl Marx está sepultado, os meios editoriais dizem que Marx, Engels e Lenine, e os seus trabalhos, “estão na moda”.
O ministro das Finanças alemão reconheceu à revista “Der Spiegel” que a teoria de Marx tinha coisas certas e admite que perante a falta de cumprimento do capitalismo há uma nova geração que mostra grande curiosidade pelas teorias socialistas de 1867.
«24 Horas» de 31 de Outubro de 2008
Etiquetas: JL
2 Comments:
contradições. um sistema que vive de vender coisas não pode, ao mesmo tempo, empobrecer demasiado a malta porque no fim alguém terá de ir às compras.
Em vez de lerem conclusões sobre dados estatísticos do século XIX deviam ler os de hoje e tirar as conclusões devidas. Esta é mais uma moda, se não for jogada publicitária das editoras, em pouco tempo estão a ler o cardeal Ratzinger.
Enviar um comentário
<< Home