21.10.08

Regulação

Por Joaquim Letria
PINTO BALSEMÃO é um dos maiores patrões dos media portugueses. Mas sendo-o, nunca deixou de mostrar uma louvável preocupação pela liberdade de Imprensa. Maior, até, do que alguns colaboradores seus.
Quando foi primeiro ministro, dispondo do Expresso, Balsemão nunca se serviu do jornal para intervir num ambiente politicamente complexo nem alguma vez impediu que publicasse o que quer que fosse, incluindo críticas que lhe eram dirigidas na sua qualidade de chefe do Governo.
Balsemão tem, mais do que ninguém, toda a autoridade para falar contra a regulação que estão a impor aos meios de informação portugueses. As suas recentes palavras mereceriam ponderação dos democratas que restam nos partidos em geral e na Assembleia da República em particular. Enfim, dos poucos que ainda têm alguma vergonha na cara.
«24 Horas» de 20 de Outubro de 2008

Etiquetas:

4 Comments:

Blogger Isaac Baulot said...

Caro JL,
Percebo que diz, e secundo-o no que diz do Expresso, desses tempos.
Pinto Balsemão nunca usou a força dos seus media para ajudar o seu partido.

Para provar a tese, basta ver a SIC actualmente... parece o Diário do Governo do PS!

22 de outubro de 2008 às 01:56  
Blogger Táxi Pluvioso said...

Estátua para o homem! Estátua para o homem! Eu gosto muito do jornalismo da TVI. Um bom exemplo de como fazer o facto jornalístico. Que saudades tenho daquela peça sobre o Comitet.

22 de outubro de 2008 às 05:08  
Blogger Jorge Oliveira said...

Eu não diria, como o leitor Salvador Daqui, que a SIC parece o Diário do Governo do PS, mas digo, sem hesitar, que nas legislativas de 1995 a SIC fez uma campanha descarada a favor de António Guterres.

Curiosamente, uma das peças fundamentais dessa campanha era a presença assídua do economista António Peres Metelo (que também falava na TSF, outro órgão de comunicação social que participou na campanha a favor de Guterres).

Com aquele seu arzinho angelical, Metelo fazia-se passar por independente, mas com habilidade lá ia malhando no governo de Cavaco, ao mesmo tempo que promovia as posições do Partido Socialista.

Hoje em dia está na TVI. A missão é a mesma. E a técnica subjacente também : fazer crer que é independente. E lá vai conseguindo. De facto, quando por aí se fazem aquelas instrutivas contabilidades de tempos de antena, a propósito dos programas semanais de Marcelo Rebelo de Sousa e António Vitorino, nunca ninguém se lembra do Peres Metelo…

Enfim, no geral é verdade que Balsemão tem a seu crédito o facto de não se ter aproveitado dos meios de comunicação social poderosos, de que é proprietário, para fazer a sua própria promoção política. Mas imagine-se o que aconteceria se, por exemplo, Mário Soares estivesse no lugar de Balsemão …

22 de outubro de 2008 às 08:09  
Blogger Paulo Lopes said...

Ainda bem que nem todos andam ao mesmo.
Ao "mesmo", refiro-me ao acto condenável de roubar e manipular.

Já agora, sabem qual é a diferença entre um Político e um Ladrão?
Ah, pois é, quase não há difenças. A única diferença é que, um eu escolho, e o outro me escolhe.

Haja inteligência para sabermos escolher melhor quem nos deveria governar.

23 de outubro de 2008 às 10:23  

Enviar um comentário

<< Home