26.11.08

A inútil declaração

Por Baptista-Bastos
VIVEMOS ENTRE O ABSURDO, a omissão, a calúnia e a perplexidade. Os caprichos do momento contrariam, violentamente, as categorias da cultura, subvertendo não apenas a ética como a identidade. Alguma coisa está desarticulada, no tecido social português, quando um presidente da República vem a terreiro dizer que nada tem a ver com determinada instituição bancária. Nada fazia prever a inusitada declaração. Não conheço nenhuma notícia, insinuação, boato que conectasse o residente no palácio de Belém aos acontecimentos que transformaram um banco em assunto de primeira página. Talvez a circunstância de alguns altos dirigentes do PSD terem desempenhado cargos importantes no BPN estivesse na origem da aflição e do sobressalto presidenciais. É um despropósito. Cuja natureza o prof. Marcelo entendeu elogiar. Fez o elogio do nada.
A confusão instala-se, cada vez mais, em Portugal. Se a não-notícia, contida neste boato inexistente, suscita o grave comunicado, torna-se imperioso o cotejo com a afronta, de que o dr. Cavaco foi objecto, na ilha da Madeira, quando o dr. Jardim o impediu de visitar o Parlamento da região. Aí, sim, o exercício do poder pela indignação encontrava razão de ser. (...)
Texto integral [aqui]

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger ferreira said...

Será que o BPN também terá dado alguma casinha camarária a Cavaco?

26 de novembro de 2008 às 14:22  
Blogger Nuno Castelo-Branco said...

O BB tem razão: já há muito que a instituição PR devia ter desaparecido de vez. Aliás, nunca devia ter existido e assim, pode ter a certeza de que jamais teria tido a necessidade de perguntar às pessoas "onde é que estava no 25 de Abril?" Quem quer regabofes, tem indigestões. No mínimo...

26 de novembro de 2008 às 17:53  
Blogger flecha said...

O BB, para variar como é dos poucos homens sérios e que tentaram maltratá-lo, continua cada vez melhor (como não seria de esperar) de qualquer modo, meus caros amigos, deixo-vos um documento espantoso que encontrei num Blog sério aqui no ciberespaço,fiquei estufefacto, pois já me informei da veracidade e é tudo correcto!Por favor,leiam com atenção o que vem a seguir e reenviem!
Eu que nem conhecia muito bem a vida dele, fiquei-lhe com um grande respeito!
CARTA:
"Escrevo a propósito de uma coluna sobre o carácter e a postura moral e ética, acima de qualquer "politiquice" do Baptista-Bastos: é escandaloso que fizeram com ele, pois embora nunca tenha conversado muito com ele, conheço-o e leio-o.
Durante quase quarenta anos fui vizinho dele e da sua minúscula casa, já naquela altura em estado de conservação complicado. Durante esse perído assisti desde cedo às brutais investidas da PIDE (que não brincava) na sua casa, à sua fuga quando foi o famoso "Assalto à Sé",no qual ele esteve envolvido até à ponta dos cabelos (com armas até), tendo de fugir até as coisas acalmarem, deixando a sua mulher e os seus filhos pequenos na casa da sogra, aos sucessivos desempregos que aquele homem teve antes do 25 de Abril e aos problemas graves daí existentes. No Diário Popular ganhava ele (e todos os os outros jornalistas) três vezes menos que os estivadores que moravam lado a lado com ele e nunca se queixou:espartano, saía todas as manhãs de cara lavada para o trabalho. Nunca percebi como é que ele conseguiu escrever livros e ensaios naquelas condições e numa casa do tamanho de uma sala, onde viveram cinco pessoas (ele, a mulher e os seus três filhos). Na sua última vez, já na dita democracia durante o tempo do Cavaco ministro, despediram-no de vários jornais (ele estava na lista negra do primeiro-ministro), a sua casa estava já em estado caótico e muita gente em Alfama tinha sido realojada ou as suas habitações recuperadas com apoio camarário, estando os seus filhos no ensino superior oficial, não tendo outra hipótese senão tirar boas notas, pois não havia dinheiro suficiente para luxos de escolas privadas.Aliás, foram os únicos miúdos lá da rua que tiraram cursos superiores naquela altura!
O senhorio aumentava a renda e nunca fez obras. Após os tribunais não darem em nada, começou a escrever inúmeras cartas para a Câmara resolver a situação de todas as famílias envolvidas e anos depois lá saiu, após técnicos camarários fazerem vistorias as casas todas. O BB já com sessenta e tal anos, foi o último entre dezenas de famílias que de lá saíram para outros lados; entretanto a vida dele começou a endireitar, com os programas de televisão e a escrever regularmente.

Curiosamente, a amizade e a moral sempre estiveram para ele acima da ideologia política, pois sei que teve discussões enormes e até violentas fisicamente na sede do PCP entre meados dos anos setenta até aos anos oitenta, defendendo grandes amigos dele nos antípodas do que ele apoiou políticamente, tais como o João Coito (salazarista dos sete costados e jornalista do jornal o diabo), António Maria Zorro, entre outros que ele nunca sob circunstância alguma deixou de estenter a mão amiga, dar apoio e transmitir respeito.
Voltando à história: o senhorio, quando o prédio ficou devoluto fez obras e alugou dez vezes mais!
Não percebo o silêncio do Mário Crespo, quando ele próprio fez uma reportagem à anos na RTP, sobre um dos sucessivos desempregos do Baptista-Bastos. Muito menos o silêncio dele quando num frente a frente O Vicente Jorge Silva disse que tinha "vergonha de pedir uma casa", mas o Vicente não teve vergonha de pedir e de se arrastar para ser deputado (coisa que o BB teria certamente vergonha): isto não se faz a um homem, quanto menos a um colega de trabalho! O Expresso fez cinco artigos contra o homem à três semanas cheios de ódio: não compreendo estes auto apelidados neo-liberais de uma amoralidade que me deixam estupefacto...
Nunca li nada nos Jornais que o BB não atacasse, quando não achava justo, quer à esquerda, quer à direita, até o João Soares, de quem não gosto nada, levou nas "bochechas" quando foi preciso. Fizeram muito mal a um homem demasiado sério, e eu sei que também devem achar que existem aqui uma série de invejas e ódios, despoletados só por colegas, aproveitado por políticos do piorio...algum povo vai atrás desta paródia!
Lembra aquela história do velho Leão cercado por chacais. Têm de ser muitos, pois "mano a mano" ninguém lá vai!!
O BB não se vendeu, nunca foi delator, nem escreveu artigos a elogiar nem a "engraxar" ninguém, senão acho que em vez de ter uma casa alugada à câmara, tinha uma casa própria num condomínio privado, como alguns dos seus colegas têm.
Ainda por cima ele vive ao lado da Quinta do Barros, que são só bairros sociais à volta, e ainda dizem que é um sítio de "classe média/alta"!...Eu tinha mais medo de saír dali à noite, do que em Alfama!
O homem deve andar pelos setenta e muitos anos, pelo que acho a afronta e a falta de respeito ainda maior por um cidadão que tudo fez para honrar e desenvolver o jornalismo em Portugal e é um dos maior escritores de Lisboa!... Ele não se "vendeu" aos trinta,nem aos quarenta, em situações muito piores,com filhos pequenos e era aos sessenta e tal, já velho e numa casa inqualificável?..Além disso se ele quisesse comprar casa, nenhum banco lhe concedia empréstimos - eu sei disso. Por outro lado se ele estivesse morto ou a viver na sua antiga casa, ninguém dizia nada! Eu acho que toda a gente enlouqueceu!...deve ser por causa do "crash" na bolsa, ou não?!
Ele e a família são muito respeitados no bairro de Alfama. pois os mais velhos sabem o que ele passou: os seus jovens colegas de trabalho pelos vistos esqueceram-se.
P.S.- Lembro-me de ele comprar uma minúscúla casa em Constância do Ribatejo,depois de ter feito dois trabalhos para a RTP por 800 contos (uma fortuna!...) e estar a contar isso todo contente lá na rua, para poder guardar as suas largas centenas de livros, porque já estavam a acumular-se na casa de banho!.. Mas acho que casa é tão pequena que a cama foi colocada por cima dos livros! O neoliberal Expresso ainda disse que é "casa de férias"! onde?...na Síbéria?...É só rir!
No Expresso o Miguel Sousa Tavares é um dos que o atacou, esquecendo-se que o Dr. Jorge Sampaio, quando foi Presidente da Câmara, cedeu uma casa ao Pai dele no Lumiar!. E o malandro só ataca o BB por isso! Que pouca vergonha!...Eu tenho a certeza absoluta, porque a minha filha vive perto! Alem disso mantém um patrocínio da Suzuki (carro de Borla, avençazita, etc.) e ainda fala em deontologia…só rir!
Será que vão todos atacá-lo como o fez o jornal Expresso, ou permanecer todos calados (como o Mário Crespo que tanto o louvou e dizia na TV que ele é o maior dos jornalistas, vai permanecer calado na televisão?). Basta lêr o Baptista Bastos ontem, hoje, e esperemos que por muito tempo), para ver que ele não tem nada a ver com o caso das "casinhas da câmara"! A única coisa em comum é ele ser arrendatário da Câmara! Por comparação: Lá por eu viver em Alfama, não implica que seja fadista ou apregoe peixe!
Espero todos tomemos uma iniciativa após lerem isto!
Saúde!
(João C. Trabalhador numa instituição bancária, enquanto houver dinheiro)
Lisboa,Outubro 2008"

27 de novembro de 2008 às 00:25  

Enviar um comentário

<< Home