27.1.09

Vá pelos seus dedos

Por Nuno Crato
JÁ VERIFICOU se o seu dedo indicador é mais pequeno que o anelar? Se assim for, é provável que o leitor seja uma pessoa mais aventureira e disposta a correr riscos do que se acontecer o contrário. Não acredita? Julga que estamos a ler a sina na palma da mão? Eu também não acreditava, até que reparei num artigo acabado de sair na revista da Academia de Ciências dos Estados Unidos (PNAS). Trata-se uma revista séria e muito bem cotada. E o artigo em questão (doi: 10.1073/pnas.0810907106), assinado por três investigadores de Cambridge, é um modelo de análise estatística, de rigor e de simplicidade.
John M. Coates, assim se chama o líder do estudo, é um cientista que tem estudado a correlação entre essa medida fisiológica, aparentemente banal, e a assertividade, a predisposição para o risco, a aptidão desportiva e outras características humanas. (...)
Texto integral [aqui]
NOTA (CMR): a imagem que aqui se vê, afixada por associação de ideias com o que é dito nesta crónica, é a da capa de um livro (já aqui referido anteriormente) que será o prémio do próximo passatempo-relâmpago. Atenção, pois!

Etiquetas:

4 Comments:

Blogger Popelina said...

Caro Nuno Crato,
Verifiquei e confirmo que o meu dedo anelar é mais curto que o indicador. E se a minha pessoa for representativa de (alg)um universo, também confirmo que sou predisposta ao(s) risco(s). Cumprimentos.

27 de janeiro de 2009 às 11:24  
Blogger Popelina said...

errata, que o meu indicador é mais PEQUENO que o anelar.

27 de janeiro de 2009 às 11:26  
Blogger SisinWah said...

Esta análise foi feita a um grupo de corretores da Bolsa do sexo masculino...

27 de janeiro de 2009 às 13:01  
Blogger mister p said...

Este teste devia ser feito no "universo de pequenos e médios empresários de Portugal". Ou me engano muito ou, neste universo, a relação 2D:4D poderá atingir valores extremos. Claro que, fraccionando o universo em termos de cumprimento fiscal haverá ainda assim um desvio significativo para o tamanho dos dedos...
Isto de ser pequeno empresário e pagar impostos exige um g'anda dedo!!!!!

27 de janeiro de 2009 às 16:27  

Enviar um comentário

<< Home