Passatempo-relâmpago
QUAL O TÍTULO do livro onde, como se vê, Portugal é referido como sendo um dos 7 países mais influentes do mundo?
Actualização (17h25m) a resposta certa foi dada por Carlos Antunes, a quem o livro vai ser enviado.
Etiquetas: CMR, Passatempos
8 Comments:
"Para a definição da aspiração comum dos Povos Luso-Descendentes"
ou
"Sobre o Espírito do Cooperativismo"
Dicas:
A acção do livro decorre em 1899, e há um famoso filme de aventuras com o mesmo título que, em português, se obtém substituindo os asteriscos por letras (indica-se a letra 'A'):
***A_**_*A*A*******_****A*****A****
Falta dizer qual é o prémio. Na realidade, podia ser um exemplar do referido livro (das PEA). No entanto, são tantas as gralhas e os erros de ortografia (p. ex.: «aqui à monstros»), que até tenho vergonha de o disponibilizar. Assim, será antes um livro de Júlio Verne que, por sinal, criou uma das personagens principais.
Liga de Cavalheiros Extraordinários
Já agora, a Liga de Cavalheiros Extraordinários é originalmente uma banda desenha (excelente) de Alan Moore, cuja obra maior, Watchmen, está actualmente no cinema.
Das personagens do livro, Júlio Verne criou o Capitão Nemo.
E como eu tenho (quase) tudo do Júlio Verne, aceito de bom grado o livro cheio de gralhas se já tiver o livro que dele tem.
Pelo que se diz na contracapa, o livro foi feito a partir do guião do filme - "às três pancadas".
Fica por responder a questão da inclusão de Portugal na lista dos 7 países mais influentes da Europa (do Mundo?), pois em 1899 Portugal não riscava muito na cena internacional.
Será que houve adaptações conforme o país de publicação? Às vezes sucede. Não sei.
Não me recordo bem desse pormenor.
Vou ter de reler a minha BD!
Oh, que maçada! :D
Presumo que a inclusão de Portugal nessa lista dos países mais influentes do mundo se deva ao extenso império colonial que Portugal dominava na época. De resto, todos os países da lista são europeus (os EUA ainda estavam em fase de formação e eram encarados como país de segunda categoria pela velha Europa e o resto do mundo estava no mesmo patamar). Quanto aos países europeus, a Rússia era uma grande potência continental e os restantes tinham colónias (só falta a Bélgica no lote).
Julgo ter sido esse o critério.
Enviar um comentário
<< Home