Corin Tellado
HÁ 30 ANOS, num programa de TV, entrevistei uma espanhola que toda a gente conhecia em Portugal. A senhora disse-me que sim à primeira. E deu-me uma entrevista muito mais interessante do que os bem-pensantes, e eu próprio, imaginávamos que ela fosse capaz.
No bilhete de primeira classe de ida e volta na Ibéria que pedi que lhe fosse entregue em Madrid, preenchi o nome de Maria del Socorro Tellado Lopes. E foi assim que ela desembarcou na Portela, onde a fui esperar para a acompanhar ao hotel na véspera do programa.
Se hoje fizesse um inquérito, descobriria sem surpresa que pouca gente se recorda daquela senhora, conhecida em todo o mundo como Corin Tellado, uma escritora de romances de amor que pôs muitas portuguesas a gostarem de ler através dos seus livrinhos cor de rosa da Agência Portuguesa de Revistas.
Morreu agora, aos 82 anos, depois de ter escrito 4 mil títulos e tendo vendido cerca de 500 milhões de exemplares. Uma mulher interessante na pujança dos seus 50 anos de idade quando me lembrei de a trazer à RTP.
«24 Horas» de 30 de Abril de 2009Etiquetas: JL
4 Comments:
4 mil títulos e 500 milhões de exemplares vendidos!?
Confesso: ou a minha memória está a atraiçoar-me no final de uma semana muito complicada ou nunca ouvi falar na senhora...
Pois eu confesso que me lembro de em rapaz (sim acho que não foram só as senhoras) ter lido alguns livros dela.
:-)
Até há alguns anos (pelo menos), não havia quiosque nem tabacaria que não tivesse livros da Corin Tellado - e às dúzias!
Eram todos romances cor-de-rosa, pequenos (em dimensóes e n.º de páginas), de enredo muito simples, e destinavam-se a um público essencialmente feminino.
Quando aparecem autores com uma quantidade exagerada de obras, muitas vezes são já organizações que as fazem.
É o caso da Enid Blyton e de Walt Disney, que continuam a publicar obras mesmo depois de mortos há muito tempo!
Mesmo Alexandre Dumas, segundo lembra J. Pacheco Pereira, tinha os chamados "nègres"...
QUATRO MIL TÍTULOS?! Livra!! Devo ter lido quatro ou cinco dos seus romances cor-de-rosa, nos meus (velhos) tempos de adolescente!!! Mas 4 mil... nunca imaginei!!
Enviar um comentário
<< Home