Livros para deitar fora
Por Alice Vieira
CONFESSO: não sou capaz de deitar livros fora.
De resto, eu pertenço a uma geração que tem muita dificuldade em deitar fora seja o que for. Por isso os objectos se vão acumulando e eu perguntando-me “o que é que faço a isto?” Já pensei em fazer uma trouxa e ir vendê-los para a Feira da Ladra, mas os meus horários não me permitem ficar lá uma data de horas à espera de ver aparecer multidões interessadas em galhardetes, quadros com o brasão de juntas de freguesia de terras que nem sei onde ficam, frascos de perfume há muito vazios, amostras de tecidos, restos de lãs que nem para quadrados de mantas de patchwork já servem, etc.
Mesmo assim, de vez em quando tapo a vista com a mão, encho-me de coragem, e reúno sacos a abarrotar de lixarada, e venho colocá-los à noite ao lado dos contentores, não vá passar alguém que ainda lhes descubra serventia. (...)
Texto integral [aqui]Etiquetas: AV
7 Comments:
Sabe que mais, Alice Vieira, para não ter que resolver futuramente esse mesmo problema, mas muito mais agravado, dou-lhe, se permite, conselho de que não compre mais livros, em especial esses milhentos que pululam como cogomelos novinhos, todos, todinhos, iguais a lixo... Não desfazendo.
Adenda ao precedente:
que pululam como cogumelos evidentemente e comem nossas árvores amazonicas...
Já agora se tempo não temos para lê-los ou relê-los ou treslê-los a nossos mais carissimos livros porque não os doar a que outros leiam...
Na minha aldeia de Cerejais só há uma biblioteca a de meu tio e uns avulsos volumes edificantes de uso de irmãzinhas de dores e desagravos a corçaõ de mãe e a santíssimo sagramento... Ouvi ainda há pouco dizer a Grilo, Mário, ex ministro de educação -- se lhe troco nome mil perdões -- e ensino -- que mais importamte do que banda larga e magalhães é um plano de leitura ou que lhe quiserem chamar neste país de nomes trocados.
pARECE QUE ex ministro de educação gRILO É mARÇAL E NÃO mÁRIO ,,, MINHAS DESCULPAS PEDIDAS E EXPRESSAS ,,, A sR. mARÇAL gRILO!
Tanbém podem ser oferecidos ao Sorumbático. Assim, passa o problema ao CMR!!!!
Cara Alice Vieira
Existe em Lisboa e no Porto uma organização de apoio a Homens e Mulheres, que recebe livros, mobilias e tudo aquilo que, para nós já não interessa, mas que a outros pode interessar.
Os Emmaus, que se encontram em Caneças mas vão recolher a todos os locais, depois de tratar os items recolhidos revendem esse material e é com essa mais valia que subsistem.
O nosso lixo pode ser uma ajuda.
António Almeida
aMIGOS DE SORUMBÁTICO E SENHOR aNTÓNIO aLMEIDA:
uMA VEZ QUE LEVANTEI ESTA PEQUENINA ONDA, DEVO ACRESCER:
PARAFRASEANDO O DE aSSIS fRANCISCO, pOVORELO DE aSSIS, TERIA SE PRÀ Í ESTIVESSE VIRADO MAIS ALEGRIA EU EM DAR DO QUE SORUMBÁTICOS OU eMAÚS OU QUEJANDOS EM RECEBER MEUS QUSE QUATRO MIL VOLUMES DE QUE RESTA OU POR DECREPITUDE OU DECADENCE OU SABEDORIA EXPERIMENTADA DA VIDA A LEITURA DE... UMA EDIÇÃO POPULAR DA bÍBLIA DAS EDIÇÕES PULINAS E EM PORTUGUÊS BRASILEIRO QUE VAI NA QUARTA VOLTA A RITMO DE UM CAPÍTULO POR DIA EM eFÉSIOS 13 OU MELHOR PARA NÃO MENTIR IRÁ EM e´FÉSIOS 13 SEXTA 15...
POST SCRIPTUM: tENHO JÁ COMUNICADA A HIPÓTESE DE DOAÇÃO A jOSÉ pACHECOpEREIRA PRA AUMENTAR DE 100 MIL PARA 100 MIL E 3/4 OS SEUS QUERIDOS VOLUMEZINHOS, MAS FALTA-ME AINDA O ASSENTIMENTO FAMILIAR -- FILHOTA ACTRIZ PODE PRECISAR DE PÃO AÍ PARA 2013 (EFEITOS SOCRÁTICOS E CRISE Q TUDO DESCULPA ... )E CONSEGUIR MILAGRE DE A UM VOLUMEZINHO POR DIA TER PÃO POR MUITOS E MUITOS DIAS Q EU SÓSPRECISAREI DE TERRA PARA BEM FAZER TIJOLO.
aMIGOS FIQUEM COM ESTA E PERDOEM ACTIVADO CAPS LOK... âNGELO oCHÔA
Uma correcçãozinha:
2, Coríntios, 13... não, obviamente, Efésios, 13... como por lapsou ontem passou, no precedente comment.
Enviar um comentário
<< Home