18.7.09

Passatempo Calimero - RESTRITO

NUMA PRIMEIRA fase (*), os leitores que nunca tenham ganho nada nos passatempos do Sorumbático são desafiados a preencher os 3 hiatos, indicados com [ ], que constam no seguinte texto:
Ultimamente, muito se tem falado do Afeganistão, a propósito do envio de tropas portuguesas para a infindável guerra que lá decorre. Há mais de 2300 anos, [nome de pessoa], depois de ter entrado por ele adentro, sentenciou: «Esta terra pode conquistar-se, mas não se consegue controlar». Em 1880, [nome de um escritor português], em [título da crónica ou do conjunto onde figura], comentando os problemas que os ingleses estavam a ter por aqueles lados, lembrava que o Afeganistão era do tamanho da França, e que os sarilhos em que os súbditos de Sua Magestade estavam metidos eram idênticos aos que já tinham enfrentado, mal e porcamente, em 1848.
*
(*) A partir das 21h de hoje, inclusive (e se, até a essa hora, a solução completa ainda não tiver sido dada), o passatempo passa a ser aberto a todos. O prémio, a atribuir a quem primeiro der a resposta certa (e completa), será um exemplar da obra referida - ou, em alternativa, o livro A Arquitectura do Universo, que o leitor Jorge Oliveira acabou de ganhar no passatempo de há pouco, mas dispensou.

Actualização (21h21m): o passatempo terminou. Ver comentários.

3 Comments:

Blogger Mg said...

Há mais de 2300 anos, Alexandre, o Grande, depois de ter conquistado aquela terra, sentenciou: «Esta terra pode conquistar-se, mas não se consegue controlar». Em 1880, Eça de Queirós, em "Cartas de Inglaterra", comentando os problemas que os ingleses estavam a ter por aqueles lados, lembrava que...

18 de julho de 2009 às 21:00  
Blogger MTeresa said...

- Alexandre (Alexandre Magno)
- Eça de Queirós
- “Afeganistão e Irlanda” (in Cartas de Inglaterra e Crónicas de Londres)

18 de julho de 2009 às 21:00  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

E agora a grande surpresa:

Tendo aparecido 2 respostas certas no mesmo minuto, o 'Sorumbático' decidiu oferecer os 2 livros: o que estava inicialmente previsto («Cartas de Inglaterra») e «A Arquitectura do Universo».

Dado que 'Mg' foi o 1.º, terá direito a escolher (tem 24h para o fazer).

O outro irá para Joana Luz.

18 de julho de 2009 às 21:20  

Enviar um comentário

<< Home