22.9.09

Elementar ou avançado?

Por Nuno Crato

NUM LIVRO POLÉMICO acabado de sair em tradução portuguesa, Liping Ma defendeu algumas ideias sobre o ensino da matemática que tiveram o mérito de colocar um debate antigo em bases novas. Durante anos, uma polémica opôs, num extremo, os que pensavam que ao professor bastava ter estudado a ciência que ensinava e, noutro extremo, os que pensavam que lhe bastava saber muito de didáctica e de pedagogia. De um lado, ensinou-se aos futuros professores tópicos avançados, sem qualquer preocupação com as matérias que iriam ensinar. De outro, ensinaram-se sobretudo teorias pedagógicas, como se elas pudessem suprir a falta de conhecimento substantivo dos professores.

Como sempre, os exageros floresceram. Em algumas faculdades, os futuros professores estudaram literatura comparada, mas não tiveram práticas de escrita; noutras passaram anos a digerir ensaios de sociologia pós-moderna sobre a «metáfora educativa», mas pouco estudaram do que iriam ensinar. Há casos grotescos. (...)

Texto integral [aqui]

Etiquetas: