22.9.09

O espião da Madeira

Por Joaquim Letria

OS NOSSOS POLÍTICOS viraram as atenções para Espanha por causa do comboio rápido mas esqueceram-se da presença da banda de Olivença, no arquipélago da Madeira, aquando da visita dos Reis de Espanha à Pérola do Atlântico.

Espanha poderia ter enviado outra banda das milhares de que dispõe, mas teve o desplante de mandar a Banda de Olivença para que fique demonstrado que os portugueses continentais e insulares, com responsabilidades na sua terra, são mansos.

Já em Julho os estremenhos tiveram o cuidado de inaugurar em Olivença um busto de Manuel Godoy, o principal carrasco de Olivença, na torre de menagem do castelo daquela vila, mandado construir por…D. Dinis, sem que deste lado da fronteira alguém reagisse de qualquer forma.

Fazer a banda de Olivença passar quatro dias na Madeira para dar dois concertos como banda espanhola durante a visita real não incomodou ninguém no Funchal nem em Lisboa. Extraordinário!

Por estas e por outras até percebo que alguém mande um espião à Madeira para informar que raio andam a fazer os chefes dos portugueses. Porque os espanhóis fizeram, e bem, a sua obrigação. Os nossos representantes se calhar andavam na poncha, nos bordados e no maracujá.

«24 horas» de 22 de Setembro de 2009

Etiquetas: