27.1.10

A consciência manipulada

Por Baptista-Bastos

O CASO (noticiado pelo DN) das reformas, privilégios, regalias, mordomias, prebendas retirados a ex-administradores do BCP promove a indignação daqueles que, embora sabendo-o, não possuíam a verdadeira extensão do escândalo. Porque de escândalo se trata. Os particularismos do "mercado" criaram novas visões do mundo e desviaram, do seu sentido verdadeiro, padrões e valores que fundamentaram o essencial das nossas sociedades. Parece que tudo é permitido e, pior, admitido como normalidade o que constitui aberração e indecência.
(...)

Há muito que perdemos a confiança nas estruturas e nas organizações do sistema. A cedência à tentação da irresponsabilidade nasceu na crença da impunidade dos prevaricadores. Cabe à educação, à Imprensa, à sociedade a tarefa de reabilitar o espírito público. (...)
Texto integral [aqui]

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger Ribas said...

Para pôr isto nos eixos, tínhamos de passar a um regime presidencialista com o Professor Medina Carreira à cabeça, isso é k era!!!
Como diz o outro: - Aproveita enquanto eu duro!

27 de janeiro de 2010 às 15:17  
Blogger Manuel Brás said...

Tantos problemas latentes
que importa acautelar,
ficaremos impotentes
se os deixarmos propalar.

No meio desta turbulência
da economia nacional,
é nefasta a indolência
de origem institucional.

O regabofe astronómico
de atitudes ensandecidas
é um reflexo económico
de éticas empalidecidas.

27 de janeiro de 2010 às 23:53  
Blogger Nuno Sotto Mayor Ferrao said...

Excelentíssimo Senhor Baptista Bastos sem dúvida que o primado da consciência ética só pode ser reavivada com um combate sem tréguas às formas de individualismo que contaminam as nossas sociedades. Porquanto, só osautênticos sentimentos de generosidade e de solidariedade podem ajudar a ultrapassar a mentalidade do salve-se quem possa, a fazer lembrar um novo tipo de darwinismo social...

Vivemos numa sociedade de aparências e de consumismo e por isso a maioria das consciências são manipuladas e pouco espontâneas...

Na verdade, será da conjugação da imprensa, do ensino, da igreja, e dos políticos humanistas de convicção que poderá vir a dinâmica cívica para fazer reerguer o juízo e aconsciência moral da sociedade portuguesa!

Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

31 de janeiro de 2010 às 03:14  

Enviar um comentário

<< Home