21.1.10

O horror do Haiti

Por Joaquim Letria

ALGUMAS informações pessoais e directas de Port au Prince dizem-me que os engenheiros e o pessoal de busca e salvamento brasileiros são fantásticos, e que aos médicos espanhóis e cubanos, em conjunto, a trabalharem em turnos diários de mais de 12 horas, se deve cerca de 15 % dos sobreviventes da catástrofe.
Amputações são as operações mais efectuadas, e a gangrena atinge novos e velhos. Os americanos dispõem de grandes recursos técnicos, ocupando-se quase exclusivamente da distribuição e do policiamento, embora um porta-aviões próximo da costa norte do Haiti tenha a bordo um total de 56 médicos por utilizar.
Os portugueses do C-130 que voltou para trás são poucos e estão enredados em peias burocráticas que levaram já daqui. A AMI quer enviar três a cinco médicos e precisa de 20 mil dólares, enquanto os Médicos sem Fronteiras não têm mãos a medir e fazem-se notar, cooperando activamente com espanhóis e cubanos.
ONGs e fundações procuram mais dinheiro, enquanto nos Estados Unidos se descobrem donativos e contas mal prestadas, ainda a procissão vai no adro. No terreno, quem roube é morto a tiro, por muita fome que tenha… O horror do costume.
«24 horas» de 21 de Janeiro de 2010

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Catarina said...

O que as pessoas podem fazer perante o desespero e o sofrimento: roubar, por exemplo!
Os haitianos são considerados pessoas muito pacíficas.
Mas o que me revolta é haver pessoas que se aproveitam destas desgraças para encherem os bolsos. Nestas alturas, aparecem sempre, em qualquer parte do mundo, “organismos” formados à pressa que tentam angariar fundos dos mais incautos, verbas estas que, supostamente, revertem a favor destas catástrofes. Um crime que deveria ser punível severamente. Por muito que os paísis, ditos desenvolvidos, estejam preparados para estas tarefas de socorrismo, invariavelmente, confrontam-se com enormes obstáculos que adiam a distribuição do que é urgentemente necessário como se tem verificado também no Haiti. Ecomo se não bastasse a tragédia de há dias... ainda houve uma réplica forte anteontem!

21 de janeiro de 2010 às 15:08  
Blogger Catarina said...

Preciso urgentemente de um corretor (corrector)! Países... pois claro! E mais um espaçozinho que não apareceu mais à frente.... :)

21 de janeiro de 2010 às 15:13  

Enviar um comentário

<< Home