11.1.10

Sorrisos e gargalhadas

Por Joaquim Letria

RECOMENDO UMA VOLTA pela dúzia de restaurantes existentes em Portugal galardoados com estrelas Michelin, supostas distinções para a qualidade da cozinha. No Algarve há três muito interessantes, entre os quais o único com duas estrelas, e em Lisboa há dois com uma só estrelinha mas sem freguesia nem serviço que nos convide a regressar.

Foram Bocuse e Tolegros, dois cozinheiros franceses, que inventaram este negócio que temos também ao pé da porta, em Badajoz e Cáceres. Mais tarde, juntar-se-lhes-ia Fernán Adriá, um catalão que se pôs a brincar com espumas e estalinhos e com o bolso e a paciência da gente, fazendo-nos esperar seis meses por uma reserva no “El Bulli”, capaz de custar uns 60 contos por cabeça às portas de Barcelona.

Para além de algumas texturas e paladares, confesso que aquilo que mais me encanta na “nouvelle cuisine” são os títulos dos pratos. Desfrutem da leitura dos menus, meses mais tarde. ”Filetes de veado ao estilo da Imperatriz Sissi”, ou “Menestra da época Madame Sans-Soucy” são capazes de nos fazerem sorrir, enquanto um “Consomé de Boi com Aroma de trufa e filés de aves em sinfonia de verduras de Outono” nos faz largar uma gostosa gargalhada.
«24 horas» de 11 de Janeiro de 2010

Etiquetas: