9.1.10

Passatempo-relâmpago de 9-10 Jan 2010

Há algo estranho no que aqui se lê. O que é?
As respostas serão desbloqueadas amanhã, dia 10, num momento-surpresa; o prémio, a atribuir a quem primeiro der a resposta certa, será, por associação de ideias, um exemplar de «Antologia» (de Trindade Coelho). Poderá haver mais fases.
2ª fase: «Que publicação nos brindou com este disparate?» O prémio será 1 ex. de «A Poeira Que Cai Sobre a Terra», de Francisco José Viegas. Actualização: a resposta certa foi dada às 16h42m.
3ª fase: «A quem se deve a 'pérola' em questão?» O prémio será 1 ex. de «Para Que Serve a Escola?» (de Michel Lobrot). Mesmo quem já concorreu pode responder. Actualização: o passatempo terminou com a resposta dada às 17h59m, como se pode confirmar [aqui].

26 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Dado que o tema é «Terra», o prémio para a 1ª fase do passatempo pode ser, em alternativa à «ANTOLOGIA», o livro «A POEIRA QUE CAI SOBRE A TERRA», de Francisco José Viegas.

10 de janeiro de 2010 às 13:24  
Blogger Regalo said...

Quando é referido que “o solstício é um instante”, porque este ocorre de 6 em 6 meses, em Junho e em Dezembro.

10 de janeiro de 2010 às 13:32  
Blogger Fernando Sosa said...

Poder-se-à dizer que o solstício é um instante, se nos referir-mos à duração do dia em que tal fenómeno tem lugar no Inverno.

Já no Verão, está longe de ser um instante, pois marca o dia mais longo do ano.

Cumprimentos.

10 de janeiro de 2010 às 13:45  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

O verdadeiro erro (e de palmatória) está na 2ª frase.

10 de janeiro de 2010 às 14:00  
Blogger Fernando Sosa said...

"O solstício de inverno ocorre quando o sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do equador." (Wikipédia...)

Ora, então, a Terra não atinge aqui a maior distância em relação ao Sol, é antes uma alteração da linha do Equador em relação ao Sol, colocando-se num ângulo em que um dos hemisférios alcança a menor quantidade de luz do ano (e outro hemisfério alcançará o máximo anual).

Um pouco confusa a explicação, admito...

10 de janeiro de 2010 às 14:06  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

OK, vou preparar uma actualização e a 2ª fase.

Entretanto, Fernando Sosa pode escrever para premiosdepassatempos@iol.pt indicando morada.

Nada impede que concorra à(s) fase(s) seguinte(s)

10 de janeiro de 2010 às 14:11  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Uma 'dica' para a 2ª fase:

Trata-se de uma publicação semanal.

10 de janeiro de 2010 às 14:35  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Bem...

Como está demorado, vou ao café.

Até logo.

10 de janeiro de 2010 às 15:09  
Blogger Oscar Maximo said...

O solstício de inverno ocorre quando estamos mais PERTO do sol, se estivermos no hemisfério norte.

Esta "compensação", torma, por exemplo, os invernos do polo norte mais moderados que no polo sul (outra razão é não haver continente ártico, é tudo água).

10 de janeiro de 2010 às 16:01  
Blogger Regalo said...

Este comentário foi removido pelo autor.

10 de janeiro de 2010 às 16:06  
Blogger Regalo said...

sábado

10 de janeiro de 2010 às 16:08  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Sofia,

Não.

10 de janeiro de 2010 às 16:10  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

O solstício de Dezembro (que é "o de Inverno" para o hemisfério Norte e "o de Verão" para o hemisfério Sul) ocorre alguns dias antes do periélio.

Este (como se verá num diagrama a afixar no fim do passatempo) ocorre em 4-5 de Janeiro seguinte.

--
NOTA: o prémio para a 1ª fase já foi atribuído a Fernando Sosa, continuando, agora à espera da resposta certa para a 2ª fase.

10 de janeiro de 2010 às 16:12  
Blogger Fernando Sosa said...

Caro Carlos M. Ribeiro,

talvez queira ver o email que enviei para sorumbatico@iol.pt.

Cumprimentos.

10 de janeiro de 2010 às 16:13  
Blogger Regalo said...

visão??

10 de janeiro de 2010 às 16:15  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Chegaram algumas respostas à 1ª fase do passatempo, mas enviadaspor mail para sorumbatico@iol.pt

Como isso não estava previsto, só agora dei por isso.

De qualquer forma, é justo que aqui fiquem:

1 - Capitão Sardinha:

No inverno a terra está mais próxima do Sol e não mais longe.

2 - Américo Tavares:

O solestício não é o momento em que estamos mais longe do sol, mas aquele em que o Sol tem a maior declinação.

--

Já agora, um reparo:
A 1ª resposta chegou com a data de ontem, e só hoje, a partir de um momento surpresa, é que passaram a ser aceites.

10 de janeiro de 2010 às 16:23  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Sofia,

Não.

10 de janeiro de 2010 às 16:23  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Nova 'dica', para ver se saímos daqui:

Trata-se de um semanário - dito - "de referência".

10 de janeiro de 2010 às 16:36  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Américo Tavares,

O Sol aparece com a altura máxima ao 'meio-dia solar' no solstício de Verão.
E com a altura mínima ao 'meio-dia solar' no solstício de Inverno.

10 de janeiro de 2010 às 16:42  
Blogger Regalo said...

expresso

10 de janeiro de 2010 às 16:42  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Sofia,

Sim, foi na pág. 24 do «Expresso» de ontem.

O livro do FJV vai ser-lhe enviado, e vou afixar uma actualização, para a 3ª fase.

Até já.

10 de janeiro de 2010 às 16:45  
Blogger Regalo said...

Este comentário foi removido pelo autor.

10 de janeiro de 2010 às 17:40  
Blogger Regalo said...

Luísa Schimd

10 de janeiro de 2010 às 17:59  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

No fim do nome falta um "t", mas não tem importância.

Ver "actualização".

10 de janeiro de 2010 às 18:04  
Blogger Américo Tavares said...

Carlos Medina Ribeiro,

1 - Foi a primeira vez que concorri ao Passatempo.

Parece que não me apercebi, quanto à altura em que deveria ter enviado a minha resposta, do que é dito no post: «As respostas serão desbloqueadas amanhã, dia 10, num momento-surpresa».

A minha resposta ocorreu a 10 de Janeiro de 2010 0:10. Fi-lo para sorumbatico@iol.pt, por não a ter conseguido dar aqui, como comentário. Se estou a ver bem, deveria ter respondido nesta caixa, depois de terem aberto os comentários.

2 - Obrigado pelo seu comentário de 10 de Janeiro de 2010 16:23.

Américo Tavares

10 de janeiro de 2010 às 22:44  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Caro Américo Tavares,

Sim, salvo indicação expressa, as respostas deviam ser dadas aqui, no Sorumbático.

Só nos passatempos que demoram vários dias é que se justifica o trabalho de receber respostas em 2 endereços diferentes (porque depois tenho de os copiar para aqui).
Quando isso sucede, mete-se uma NOTA a encarnado, a dizer.

10 de janeiro de 2010 às 22:49  

Enviar um comentário

<< Home