16.2.10

As maravilhas de Alice

Por Nuno Crato

SE LEWIS CARROLL não tivesse escrito as duas aventuras de Alice, não seria conhecido por esse pseudónimo, mas sim pelo seu verdadeiro nome: Charles Lutwidge Dodgson (pronunciado dód-san). E se não tivesse escrito esses dois livros e vários outros de histórias maravilhosas, não seria conhecido como escritor, mas talvez como fotógrafo — Dodgson foi um dos primeiros a encarar a fotografia como uma arte e não como um mero registo de imagens; os seus retratos ainda hoje são pungentes, em especial as suas imagens de crianças em poses melancólicas. E se não tivesse sido nem escritor nem fotógrafo seria certamente conhecido como um dos vultos da época na sua disciplina: a matemática. (...)

Texto integral [aqui]

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger GMaciel said...

Menina e moça li "Alice no país das maravilhas", e apenas a fantasia me maravilhou, escapando-me, obviamente, as nuances matemáticas. Posto isto, vou ter de a reler.

:)

ps: sou daquelas pessoas que nunca tiveram queda para matemática, apenas e tão só valentes trambolhões. Ainda hoje sou traumatizada por conta das cicatrizes que me ficaram.

:(
:)

17 de fevereiro de 2010 às 15:59  

Enviar um comentário

<< Home