15.2.10

Climas e paisagens

Por A.M. Galopim de Carvalho

CONDICIONADAS grandemente pelo clima, as diferentes paisagens da Terra, em qualquer momento da sua história, foram e são reflexo do respectivo enquadramento geológico, com destaque para a natureza e estrutura das rochas que lhes servem de substrato.

“Faça sol ou faça chuva” é uma expressão vulgar de alusão ao estado do tempo, informação que diariamente nos chega através dos boletins meteorológicos, transmitidos pela televisão, pela rádio, pelos jornais e pela net. O estado do tempo, num dado lugar, é uma manifestação local de uma realidade mais vasta, à escala do nosso planeta, a que chamamos clima. Em termos muito simples, entende-se por clima o conjunto de fenómenos próprios da atmosfera, na interactividade que estabelece com os oceanos e com as terras emersas, nas quais a latitude, a altitude, a interioridade e a cobertura vegetal têm papel mais visível. (...)

Texto integral [aqui]

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger GMaciel said...

Assim aprendo e assim me ensina a aprender quem se dá ao trabalho de divulgar o seu conhecimento.

Obrigada.

15 de fevereiro de 2010 às 14:20  
Blogger Catarina said...

Se me permite, GMaciel, faço suas as minhas palavras. Esta minha relativamente recente deambulação pelos blogues tem sido uma fonte de informação e aprendizagem, incluindo o seu blogue que visitei várias vezes.
A si e aos autores deste blogue o meu sincero obrigada.

15 de fevereiro de 2010 às 15:13  

Enviar um comentário

<< Home