19.3.10

Parabéns!

HOJE, ao fim da tarde, o nosso Carlos Pinto Coelho vai receber as insígnias de Oficial da Ordem das Artes e das Letras das mãos do Embaixador de França em Portugal, Sr. Denis Delbourg.
Muitas palavras, para quê? PARABÉNS, caríssimo amigo!

Etiquetas:

6 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

No «JN» de hoje (
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Gente/Interior.aspx?content_id=1522819)
______

Carlos Pinto Coelho, jornalista, recebe hoje, sexta-feira, em Lisboa, as insígnias de oficial da Ordem das Artes e das Letras do Governo francês.
-
"Limitei-me a ser um jornalista da cultura atento a toda a modernidade cultural francesa dos últimos 20 anos".
Este é um dos motivos que Carlos Pinto Coelho encontra para justificar a distinção de que é alvo por parte do Governo de França e que hoje é concretizada, na Embaixada gaulesa, em Lisboa, em cerimónia marcada para as 18.30 horas. O jornalista é agora oficial da Ordem das Artes e das Letras, condecoração atribuída pelo Ministério da Cultura francês.

Personalidades dos sectores cultural, universitário e político são esperadas no Palácio de Santos para assistirem à entrega das insígnias pelo embaixador, Denis Delbourg. Em nota da representação diplomática, é referido que a distinção visa homenagear a carreira de Carlos Pinto Coelho e o contributo que deu "para o reforço dos laços culturais e de amizade" entre os dois países.

Referindo ter recebido a notícia da condecoração com "enorme e grata surpresa", o jornalista lembrou, ao JN, o facto de ter entrevistado muitos escritores franceses e de, inclusivamente, ter feito um "Acontece" especial com Bernard Pivot, "se calhar, o jornalista de cultura mais conhecido em França". Carlos Pinto Coelho coordenou e apresentou aquele magazine diário na RTP 2 durante dez anos.

A tudo acrescenta as entrevistas que fez a Giscard d'Estaing e a François Mitterrand, salientando que, apesar de as suas raízes físicas estarem em Moçambique, é em França (onde, curiosamente, nunca viveu) que estão as suas raízes "culturais e identitárias". Em 2008, o jornalista foi convidado pelo Governo francês para moderar os Estados-Gerais do Multilinguismo, iniciativa que decorreu na Sorbonne com os ministros da Cultura da União Europeia.

Já distinguido entre nós com a classe de comendador da Ordem do Infante D. Henrique, o jornalista junta-se a mais de uma dezena de nomes da cultura portuguesa também agraciados pelo Governo francês com a Ordem das Artes e das Letras.

19 de março de 2010 às 09:49  
Blogger R. da Cunha said...

Parabéns ao Homem de Cultura que há-de ser sempre para mim o Senhor ACONTECE

19 de março de 2010 às 11:11  
Blogger Mg said...

Parabéns, pois então!

19 de março de 2010 às 11:50  
Blogger Paulo said...

É merecido.
Parabéns, Sr. Carlos Pinto Coelho!

19 de março de 2010 às 14:14  
Blogger GMaciel said...

Acontece que ainda me lembro do programa. Foi no tempo em que a televisão ainda formava e informava, muito graças aos profissionais da estirpe de Carlos Pinto Coelho. Estirpe em vias de extinção, diga-se.

Os meus sinceros parabéns ao Homem que conseguia fazer-me estar em frente à televisão quando o mais "natural" seria entreter-me com outras coisas.

19 de março de 2010 às 14:20  
Blogger Carlos Esperança said...

Em França a cultura não é crime.

Abraço ao laureado no grau de oficial.

19 de março de 2010 às 16:06  

Enviar um comentário

<< Home