12.4.10

Filme

Por João Paulo Guerra

O caso do jovem de 12 anos que morreu nos arredores de Mirandela, afogado nas águas do rio Tua, desde as primeiras notícias se apresentou turvado por relatos emocionais e sensacionalistas.

MAS DEPOIS entrou em cena a Inspecção-Geral da Educação e de uma penada, ouvidos os pais, professores e colegas do desditoso miúdo, decidiu administrativa e rapidamente, e em força, que a escola não teve qualquer culpa na morte da criança e que esta não era vítima de agressões físicas ou psicológicas frequentes por parte dos colegas. Mas quando já se temia que a culpa pela trágica morte de uma criança viesse a morrer solteira - uma expressão bem portuguesa - eis que a Câmara Municipal de Mirandela, que tutela o pessoal não docente da escola que a criança frequentava, descobriu que pode ter havido falha humana. E ao fundo da escala de hipotéticas responsabilidades pelo trágico acontecimento pode estar... um porteiro da Escola EB 2,3 Luciano Cordeiro, de Mirandela. (...)

Texto integral
[aqui]

Etiquetas: ,

3 Comments:

Blogger Sepúlveda said...

A ser verdade, estarão a dizer que se o miúdo tivesse saído da escola para se suicidar (se é que foi mesmo suicídio) à hora normal de saída, ou se nem tivesse chegado a entrar, seria na mesma culpa do porteiro?
Tem é que se arranjar alguém para apontar como culpado. A justiça em pleno.

12 de abril de 2010 às 16:40  
Blogger Pedro Boavida said...

Déjà vu

Lembram-se?

"Electrocussão num semáforo do Campo Grande
Ruben Cunha, 14 anos, não arriscou atravessar a estrada com o sinal vermelho, mesmo em frente ao centro comercial Caleidoscópio, em pleno Campo Grande, Lisboa. Prudente, carregou no botão que apressa o semáforo verde mas uma descarga eléctrica enviou-o para a Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Santa Maria, onde viria a falecer horas depois.

Em Setembro de 2001, um ex-servente de pedreiro - segundo a empresa que fornecia e fiscalizava os semáforos, a Eyssa Tesis, o funcionário responsável pela sua manutenção - foi condenado a dois anos e meio de prisão com pena suspensa."

Fronte : http://dossiers.publico.clix.pt/noticia.aspx?idCanal=963&id=166393

12 de abril de 2010 às 21:23  
Blogger GMaciel said...

Será que só eu noto este fedor a putrefacção quando se fala em Justiça e Educação?

:(

13 de abril de 2010 às 15:14  

Enviar um comentário

<< Home