Portão 'Arte Nova'
Por Alfredo Barroso
BELÍSSIMO portão ‘Arte Nova’ de um edifício (antigo restaurante) sobranceiro à Praia da Mareta (Sagres). O edifício está desactivado e, aparentemente, votado ao abandono, mas o portão é uma verdadeira obra-prima que mereceria ser protegida, antes de ser carcomida pela ferrugem.
Etiquetas: AB
3 Comments:
Tem razão, o Dr. Alfredo Barroso. O efeito visual é interessante, seria melhor ainda (em minha opinião) se se verificasse simetria entre as duas metades de cada lado do pilar. Mas... secalhar o dono da obra, ou o arquitecto, consideraram outro gosto estético que não o meu...
Quem sabe, um filantropo do histórico promontório, ou o próprio dono, ou a população, ou um leitor do blog, decidam atender ao pedido de restauro do dito portão?!
Quem sabe a nossa economia se revitaliza, o poder de compra aumenta, os turista regressam e o dono volta a abrir o estabelecimento e repara que o portão necessita de uma demão de zarcão e outra de tinta cinzenta?!
Quem sabe se... quem sabe se, não está já na hora de eu calar a matraca, pegar na malinha e... mudar de freguesia?!
;))
Bartolomeu,
Já agora, uma curiosidade:
No 6.º ano do IST havia uma cadeira, intitulada «Construções e Instalações Industriais» (dada por um divertido professor (o famoso Cavalleri), em que tínhamos de projectar edifícios simples.
Partia-se da definição das necessidades e funções, em seguida dava-se forma ao edifício, etc.
A certa altura, um aluno queixou-se de que não conseguia resolver o problema com um edifício "simétrico", ao que o mestre respondeu:
«Essa é boa! Mas o que é que obriga os edifícios a serem simétricos?! Simétricos são os cornos do boi!».
E, no seguimento da gargalhada que provocou, esclareceu: «...e, mesmo esses, nem sempre!»
:))))
É verdade, Carlos Medina Ribeiro!
Parece até, que cada vez mais aparecem bois que apresentam assimetria córnea assentuada. Fora aqueles que já nascem com a cornadura retorcida...
;))))
Enviar um comentário
<< Home