10.6.10

Um erro crasso

Por Joaquim Letria

A REVISTA "TIME" perdeu mais dum milhão de leitores na última década e a “Newsweek” está no estaleiro, à espera que alguém com dinheiro e coragem a tire da doca seca.
A situação dos semanários de informação geral é má em toda a parte. Não vendem, não convencem e a publicidade que neles ainda há quem invista revela-se uma perda.
O "boom” dos semanários fazia a minha geração precipitar-se para as bancas para desfrutar da leitura que raramente se encontrava nos diários amordaçados pela ditadura ou, mais tarde, por estes e por aqueles.
Mas deixou de ser assim. Antes de mais, por virtude dos diários que souberam transformar-se em interessantes semanários que saem todos os dias. Depois, porque a Internet mudou os hábitos de leitura, com uma oferta de informação impossível de contrariar.
Também os leitores são outros e os de agora já vêm dos audiovisuais, o que não os leva a procurarem nos jornais aquilo que encontram de outro modo.
O “Le Point”, o “Express”, o “Nouvel Observateur”, de França, o “L’Espresso” e o “Panorama” italianos, a “Tiempo” e a “Fortuna” espanholas resvalam para o passado, por muito que nos custe. Resistem “The Economist” e a “Spiegel”.
Fala-se pouco desta decadência. Talvez por julgarmos ter muita informação e opinião. Um erro crasso!
«24 horas» de 10 Jun 10

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2 Comments:

Blogger GMaciel said...

Um erro que já pagamos e continuaremos a pagar, mais que não seja pelo vazio que deixaremos como herança. E como o buraco escavado pela criança à beira-mar é cheio da água trazida pela maré, assim esse vazio será cheio do que melhor servir os intentos dos senhores do mundo.

Já assim é.

10 de junho de 2010 às 13:59  
Blogger Ribas said...

A única coisa que é verdadeiramente permanente é a própria mudança.

10 de junho de 2010 às 15:33  

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