8.7.10

Um belo homem

Por Maria Filomena Mónica

A PUBLICIDADE que mostra o homem como objecto de desejo não tem, na minha opinião, sido comentada com suficiente ênfase. E, no entanto, ao contrário do que sucedia há cinquenta anos, deparamo-nos, nas revistas, na televisão e nos outdoors, com uma multiplicidade de figuras masculinas, procurando associar a beleza física a um determinado produto. Até o meu querido Dr. House anda por aí a mostrar que gosta de Schweppes.

Há quem diga que isso denota uma maior presença da homossexualidade na vida contemporânea. Não estou de acordo. O aparecimento do homem-objecto deriva da afirmação da mulher-sujeito. Dantes, era suposto serem os homens, e só eles, a escolher as parceiras sexuais. Isto mudou: agora, as mulheres têm igualmente uma palavra a dizer na matéria. E o que dizem é que preferem homens bonitos. (...)

Texto integral [aqui]

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger Jorge Manuel Brasil Mesquita said...

Nada disto é novo, se nos recordarmos dos gregos e dos romanos que tinham deuses, masculinos e femininos, que representavam a virilidade e a beleza, masculina e feminina. O que se passa hoje é que a moda, tudo isto é uma moda, procura novas formas de ser moda. Tudo serve desde que seja vendável e a masculinidade e feminilidade sempre foram vendáveis, mesmo quando as saias eram compridas e as casacas eram o pão nosso de cada dia. As mulheres sempre apreciaram a beleza masculina. O que se pode pôr em causa é aquilo que se entende por beleza e virilidade. O resto é moda.
Jorge Manuel Brasil Mesquita
Lisboa, 08/07/2010
etpluribusepitaphius.blogspot.com

8 de julho de 2010 às 14:13  
Blogger macy said...

Este comentário foi removido pelo autor.

8 de julho de 2010 às 14:18  
Blogger macy said...

Concordo inteiramente com a sua escolha do anúncio do Giorgio Armani. O modelo é um excelente exemplo da beleza masculina.... E o perfume é também uma boa escolha.
Quanto ás ideias por si expressas no texto, estou também de acordo.

8 de julho de 2010 às 14:19  

Enviar um comentário

<< Home