16.8.10

Os princípios e o bom senso

Por Ferreira Fernandes

A DOIS quarteirões das Twin Towers, o imã Feisal Abdul Rauf quer construir uma mesquita. Algumas associações de familiares das vítimas do 11 de Setembro protestam. Há dias, Obama disse: "Isto é a América, e o nosso compromisso com a liberdade religiosa deve ser inquebrantável." Para ele, os muçulmanos, tal como as outras religiões, têm direito de construir os seus lugares de culto onde querem, logo que cumpram as leis locais. É o caso: o projecto da mesquita foi aprovado pela Câmara de Nova Iorque. O Presidente americano colocou-se, como devia, no domínio dos princípios - só isso garante a equidade, a igualdade para todos. (...)

Texto integral [aqui]

Etiquetas: ,

4 Comments:

Blogger Sepúlveda said...

Se querem abrir ali uma mesquita será por haver potencial afluência de fieis. Não é bem o mesmo que uma loja.

Cá para mim, o Rei das Costeletas só não abre lojas à volta da mesquita porque não lá teria muita clientela. As ofensas no sentido do Islão não contam muito, só no sentido contrário é que parecem ser de impedir.
Mas falamos da América, não necesariamente um bom exemplo de coerência.

16 de agosto de 2010 às 10:16  
Blogger Catarina said...

Os princípios da liberdade têm destas coisas. Há sempre a tendência para abusos ou para demonstrações de falta de bom senso. Não li ou ouvi ainda as razões por que teria sido este local escolhido para uma nova mesquita. Assim, de momento, “sinto” que algo não bate certo. Não ficaria bem ao presidente Obama ser contra esta iniciativa, há que mostrar ao mundo que os EU representam uma verdadeira democracia, mas...

16 de agosto de 2010 às 13:16  
Blogger R. da Cunha said...

A dois quarteirões, não é exactamente no "ground zero". Admito que pudesse ser construída a maior distância, mas se o 'mayor' autorizou... Tenho para mim que Obama andou bem. Imagine-se que que reprovava a localização...

16 de agosto de 2010 às 19:35  
Blogger Catarina said...

Já lá estive e pareceu-me que os quarteirões eram bem grandes, mas para as famílias que perderam entes queridos naquela tragédia talvez seja perto de mais.

16 de agosto de 2010 às 19:55  

Enviar um comentário

<< Home