17.8.10

Sonhos adiados

Por Joaquim Letria

«NESTA época do ano, Lisboa está cheia de homens com aspecto feliz», observaram-me há dias. E eu quis saber porquê.
- Homem, estás mais novo uns dez anos! - disse ao encontrar um amigo.
- Tenho a mulher e as miúdas fora de Lisboa - respondeu-me ele com um sorriso de totalista solitário do totobola.
Comecei então a trabalhar.
«Que vantagem encontra no facto de estar sozinho em Lisboa?», perguntei a diversos casados, temporariamente solteiros, em virtude das férias das consortes. (...)
Texto integral [aqui]

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger GMaciel said...

Primeiro desenhou-se-me um sorriso nos lábios, depois, e continuando a ler, ao sorriso adicionou-se uma ternura que não consegui logo explicar.

Imaginei os meus homens sozinhos e o sorriso alargou-se. Acho que só o Joaquim Letria saberá o porquê disso e o porquê da ternura que senti com este seu texto.

Abraço. É bom voltar a lê-lo.

17 de agosto de 2010 às 21:29  
Blogger R. da Cunha said...

Ter a consorte de férias pode ser um descanso (em variados aspectos...), por uns dias, mas é uma gramde maçada após esses alguns dias. Sempre ouvi dizer que o óptimo é inimigo do bom.

17 de agosto de 2010 às 21:51  
Blogger Bartolomeu said...

Um amigo, decidiu em conjunto com a esposa... amada, fazer férias separadas. 15 dias passados, ela num aldeamento algarvio, ele, num périplo pelo sul de espanha, reencontraram-se na residência comum. ambos bronzeados, ambos enigmáticamente comprometidos, ambos igualmente abstraídos um do outro. passados alguns dias de uma indiferença sorrateira, em que ambos se espiávam pelo canto do olho, ele decidiu "tirar nabos da púcara": - então?!... ainda não me contaste como correram as tuas férias...
- hmmm? ... o normal!
- o normal?! ... como assim?
- o normal! ... nada de diferente!
- mas... não conheceste ninguem?
- hmmm? ... conheci algumas pessoas!
- alguem especial?
- especial... como?
- especial!... alguem que tivesses gostado de conhecer...!
- ... hmmm ninguem especial...
No dia seguinte, ela voltou a aproximar-se.
- olha... temos de conversar...
- sim, diz...
- durante as férias... não conheceste ninguem especial?
- ... não, porquê?... devia?
- era normal que conhecesses...
- ... era, mas não conheci!
- não acredito...
- Bom... vamos acabar de vêz, com esta conversa parva... eu sei que tiveste uma aventura amorosa, durante as férias no algarve... já me contaram!
- sabes? ... mas quem foi que te disse???
- acabaste tu de me dizer!
Meio surpreendido, observo ao meu amigo... mas vocês continuam casados e a viver juntos...
E então? responde-me ele.
Bem... depois de saberes que ela...
Ouve, diz-me ele. Trocas o teu computador lá de casa, se a mother board, a placa de vídeo e de som, o processador, o disco rígido estiverem optimos, mas a RAM começar a ser insuficiente?
- Hmmm? que é que isso tem a ver?
- Deitas, ou não?
- Ehhh... talvez não... instalo mais RAM.
-Aí está, aquela mulher é uma "máquina", só que agora tem um upgrade.
Fiquei a matutar, como é que uns tantos down load's, podem resultar em up grad's, mas pronto... quem sabe, sabe... de informática...

18 de agosto de 2010 às 09:11  

Enviar um comentário

<< Home