Que socialismo no PS?
Por Baptista-Bastos
SEGUNDO ouvi dizer, o PS vai promover um congresso, lá para os adiantes de Março. É uma ideia magna. Mas não deixa de cravar, nos espíritos amenos, uma estilha de dúvida e desassossego. Que vai o PS discutir? O "socialismo moderno", cujos resultados foram um roteiro calamitoso? E ainda existem socialistas, numa agremiação que liquidou a memória história para ceder aos caprichos do tempo e às imposições do "pragmatismo"? Que PS deseja o PS ser?, se é que deseja ser alguma coisa que não essa massa amorfa, convencional e reaccionária, perseguidora dos que não alimentam as ideias transeuntes?
Com rigor, deixou, há muito, de ser socialista, de alimentar e estimular a ideia socialista, incapaz de reagir ao desmoronamento da União Soviética, sem saber enfrentar e combater, ideológica e politicamente, as pressões de um capitalismo cada vez mais feroz e devastador. (...)
Texto integral [aqui]Com rigor, deixou, há muito, de ser socialista, de alimentar e estimular a ideia socialista, incapaz de reagir ao desmoronamento da União Soviética, sem saber enfrentar e combater, ideológica e politicamente, as pressões de um capitalismo cada vez mais feroz e devastador. (...)
Etiquetas: BB
2 Comments:
Parece-me mais sensato que o PS espere por Agosto... sempre ha mais hipoteses de aparecer lá pelo congresso outro Tino de Rans, que dê algum ânimo àquele maralhal e lhes lembre que nem quotas, nem cotas, convêm ao partido.
Terá o PS estado a tornar-se, ou virá a tornar-se (brevemente, em percurso que não faz sozinho...), num partido "sucialista"?
Enviar um comentário
<< Home