21.7.11

Sardinhas de tomatada com pimentos assados (para 4 adultos)

.

16 sardinhas grandes e bem frescas
4 pimentos grandes e carnudos
5 cebolas grandes
6 a 8 dentes de alho graúdos
500g de tomate sem pele e triturado
1,5 dl de bom azeite
piripiri facultativo e a gosto

SE GOSTA de sardinhas, de pimentos assados e de uma boa tomatada com muita cebola, bem apurada e um nadinha picante, experimente este prato, que dá algum trabalho, exige a permanência na cozinha durante a sua confecção, mas regala os olhos, o olfacto e as papilas gustativas dos que se preparam para o degustar.

Duas horas antes de iniciar o cozinhado, tire as cabeças, as escamas e as vísceras às sardinhas, lave-as e coloque-as num recipiente temperadas de sal grosso, sobretudo, nas barrigas.

Escolha os pimentos bem carnudos e asse-os sem os deixar queimar (pode usar a grelhadeira eléctrica). Limpe-os de peles e sementes e corte-os em pedaços ou em tirinhas de tamanho a seu gosto e reserve-os.

Num tacho suficientemente grande, coloque o azeite e dê uma entaladela ao alho fatiado, sem deixar fritar. Junte a cebola cortada às meias rodelas grossas, o piripiri e deixe cozer (amolecer) em lume brando. Acrescente o tomate triturado e deixe apurar bem. Vá vigiando e juntando, de quando em vez, pequenas goladas de água para não deixar secar.

Retire o sal às sardinhas, passando-as por água corrente da torneira, mergulhe-as na tomatada e deixe cozer. Acrescente os pimentos assados e mantenha o cozinhado em lume brando por mais 5 ou 10 minutos a tomar gosto.

Sirva com batatas cozidas ou, para quem goste, simplesmente com o belo pão alentejano.

Bom apetite!

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Marota said...

Isto é para me fazer inveja... malandrice

21 de julho de 2011 às 16:53  

Enviar um comentário

<< Home