23.3.12

Tanto repúdio tanta polémica

Por Ferreira Fernandes

ROBERT de Niro, que é americano e está à beira dos 70 - era adolescente e os autocarros do Alabama mandavam os negros para os assentos traseiros -, é casado com uma negra, Grace Hightower. Talvez tudo isso o leve a pensar que é cedo meter o racismo numa gaveta.
Nos tempos da segregação racial, o protesto era a arma adequada; hoje, quase todos nós mais civilizados, uma piada é suficiente. Pensou ele. Há dias, acompanhado por Michelle Obama na recolha de fundos para a campanha eleitoral do Presidente, De Niro lançou no seu discurso: "Callista Gingrich, Karem Santorum, Ann Romney... Vocês acham mesmo que o nosso país está pronto para uma primeira-dama branca? Ainda é cedo, não é?"
As citadas são mulheres dos candidatos republicanos, mas a primeira reação veio da porta-voz da Sr.ª Obama, que achou a piada "desapropriada." Depois, foi o candidato Newt Gingrich que considerou a frase de De Niro "indesculpável e o Presidente devia pedir desculpas".
Enfim, quando satirizava, De Niro dizia, afinal, uma verdade: "ainda é cedo" brincar com isto. Mas felizmente brincou porque permitiu uma interessante piada involuntária de Gingrich (exigir desculpas por algo que se classifica de indesculpável).
Em todo o caso, anote-se o repúdio por uma piada suave, num mundo onde, no Afeganistão, um sargento mata nove crianças e, em França, um terrorista mata três crianças.
Restar ainda indignação para palavras é uma homenagem a elas.
«DN» de 23 Mar 12

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger Nuno Trato said...

Não tem a ver com o assunto, mas como o CMR gosta de "pescar" noutros blogs, aqui fica uma boa sugestão.
Haverá coragem?

http://wehavekaosinthegarden.blogspot.pt/2012/03/um-pingo-amargo.html

23 de março de 2012 às 18:35  

Enviar um comentário

<< Home