3.10.12

Descubra as diferenças

Por Helena Matos 
ONTEM, às 12h16m, o Expresso deu esta notícia: Ikea ‘apaga’ mulheres nos catálogos. Gigante sueco do mobiliário está debaixo de fogo porque na edição 2013 do seu catálogo para a Arábia Saudita foram retiradas as imagens com mulheres. Mas o Expresso mostra que pelo menos desde 2010 que assim é.  
Nós aqui no Blasfémias desde as 8h38m que já o tínhamos dito. Aliás, desde Dezembro de 2010 que mostrávamos o catálogo da Ikea para a Arábia Saudita e até recomendávamos a página dos colchões. Enfim, coincidências, mas já que o Expresso está tão descobridor também pode procurar  um link para as montras das grandes cadeias de roupa como a Zara que nesses países não usam os habituais modelos. Vai dar uma linda notícia de descoberta!
Mas deixando de lado este 'descubra as diferenças' ou as coincidências não deixa de me causar espanto este escândalo com o catálogo da Ikea. Ou seja: nesta bendita Europa, onde passa por progressista tolerar as mulheres de burka em Londres, em que umas almas abnegadas acham em França que as mulheres dos fundamentalistas islâmicos devem  ser atendidas  nos hospitais apenas por mulheres (pois caso contrário os maridos enervam-se e batem nos médicos), em que se pressiona a segurança social de alguns países para que se reconheça na atribuição de pensões de viuvez a existência de poligamia, em que as jornalistas ocidentais se cobrem de mantos, véus e luvas para entrevistar na Europa os embaixadores desses países... exige-se que uma empresa enfrente as leis e os hábitos da Arábia Saudita na própria Arábia Saudita. A isto chama-se hipocrisia, provavelmente com alguma guerra comercial à mistura.
Obs.: Já agora, também podem descobrir que em 2004 houve tumultos sérios – três mortos e dezenas de feridos - na abertura de uma loja da Ikea na Arábia Saudita. Porquê? Entre outras coisas, porque não havia uma entrada separada para homens e mulheres. O link está [aqui].
-
In Blasfemias.Net- 3 Out 12

Etiquetas: ,