13.11.12

O 'caso' do general (não, não é esse)

Por Ferreira Fernandes
UM GENERAL e uma moça bonita - e temos um romance montado. Mas o general é casado e não o é com a moça bonita - e temos um escândalo. 
Há quem diga que as questões de adultério são assunto só dos envolvidos. Mas o que fazer quando se trata de um general, que pertence a um instituição de regras estritas? Mais: e se o general, durante o affaire, ocupa um cargo de responsabilidade máxima e controla os planos para defender o seu país? Não pode um caso extraconjugal impedi-lo de cumprir a sua missão, levá-lo a ser vítima de chantagem? Enfraquecê-lo perante o inimigo? Tantas perguntas, que só podem levar a uma resposta: o general deve ser demitido. E isso sem quaisquer razões morais, que não vêm ao caso. 
É assim, não haja dúvidas: o general Dwight Eisenhower devia ter sido demitido do seu cargo de comandante supremo das Forças Aliadas na Europa, durante a II Guerra Mundial. O seu caso com a motorista e secretária Kay Summersby, 35 anos, bonita (ex-modelo fotográfico), na Inglaterra cercada pelos nazis, pôs o Mundo Livre em risco. Demissão, pois! É certo que o facto de ele não ter sido demitido apesar do affaire ser conhecido - "ele anda a dormir com a bela motorista", disse o presidente Roosevelt à filha, na Conferência do Cairo, em 1943 - permitiu que Eisenhower planeasse o Dia D, em 1944, e o fim do nazismo, em 1945. Mas isso são futilidades da História. O que interessa é a grandeza das regras: um general é adúltero, demite-se! Não é? 
«DN» de 13 Nov 12

Etiquetas: ,

2 Comments:

Blogger José Batista said...

Um dia destes, os americanos ainda vão propor que o acesso ao generalato nas suas forças armadas só possa ser permitido depois de... capar os candidatos.
Se não houver propostas ainda mais radicais de lhes cortar o piloló.
Ou então... arranjam-se umas generalas.
Comprovadamente virgens, de alguma forma....
Declaração de interesses: não aceito qualquer recompensa pela ideia.

13 de novembro de 2012 às 19:51  
Blogger ferreira said...

So que a motorista e secretária do general Dwight Eisenhower, Kay Summersby, 35 anos, bonita, não tinha documentos secretos no seu computador, nem em qualquer outra parte do corpo...

13 de novembro de 2012 às 23:15  

Enviar um comentário

<< Home