A velha volta a borrar a pintura
Por Ferreira Fernandes
DONA CECILIA, a velhinha espanhola que pintou com erro e carinho a cara de
Cristo - foi um dos acasos do ano, lembram-se? -, tinha ficado
combalida. Na altura, rimo-nos com a pintura borrada do Cristo e
enternecemo-nos com o pasmo estampado da velha.
Como ontem noticiou o
jornal ABC, ela passou-se para o mundo faz-de-conta. Uma agência de
publicidade madrilena contratou-a como diretora de arte. Truque para
fazer um vídeo em que uns espertalhões pagam a uma ingénua famosa para
que eles lhe suguem parte da fama. No vídeo, Dona Cecilia faz como se
estivesse mesmo a dar conselhos, a senhora de 85 anos que pincela a vida
com modorra...
Precisasse eu de publicidade e não recorria a esta
agência. Não por ela ser desonesta, quando eu precisar de publicidade
espero que seja mesmo um desonesto a ocupar-se do assunto (a publicidade
vive da mentira de nos convencer que nos convence). Eu não os queria
porque são burros e não perceberam nada. A Dona Cecilia foi um êxito
mundial de marketing porque nos convencemos de que houve ali o dedo da
Agência de Publicidade o Destino. A mesma que, um dia (quem dera!), pega
em nós e faz, se não um génio, pelo menos um famoso. Se eu fizesse um
vídeo de publicidade com Dona Cecilia (para a sugar, evidentemente),
havia de a pôr com ar tresloucado de Van Gogh, sem uma orelha e de
pinceladas furiosas. Dela queremos a esperança dos comuns: quando é que
as câmaras também vêm ter connosco?
«DN» de 20 Dez 12
Etiquetas: autor convidado, F.F
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home