2.1.13

Bento XVI prepara-se para ultrapassar Lady Gaga

Por Joaquim Letria
O PAPA Bento XVI publicou as suas primeiras mensagens através das suas contas oficiais do Twitter. Na primeira delas, alcançou - somando os oito idiomas em que foram enviadas - mais de 83 mil “retwitts” nas primeiras oito horas. Pela noite daquela quarta feira, o @Pontifex tinha ultrapassado os 920 mil seguidores. Até ao fim desta semana, o Papa deverá ultrapassar o milhão de “followers” e, em poucos meses, todos os especialistas contam que o Sumo Pontífice supere os 30 milhões de seguidores de Lady Gaga.
Os sociólogos não sabem se esse número excepcional é por se tratar do Papa, ou por aquilo que ele diz. A primeira mensagem, enviada aos 12 minutos das 12 horas do dia 12 do mês 12 de 20 e 12, foi escrita num tablet que o papa usa. Foi uma bênção a todos,” de todo o coração”.
Em textos de apenas 140 caracteres, o Papa não se arriscou ainda a entrar no domínio dos dogmas e, apesar das diferenças nítidas entre os milhares de comentários, não apareceu nenhum Lutero. O Papa também não improvisou nem o fará. Bento XVI junta-se, desta forma, a Obama, Bill Gates e ao Dalai Lama, entre outros famosos, e promete desde já não se limitar, futuramente, a micro mensagens. Uma empresa espanhola está a preparar o “layout” para as suas aplicações para tabletts e telefones inteligentes.
Uma das três perguntas a que o Papa respondeu foi “como rezar mais quando cada vez há menos tempo para nós, para o trabalho e para a sociedade?”:”Oferece tudo o que fazes ao Senhor, pede a sua ajuda em todas as circunstâncias da vida e lembra-te que ele está sempre ao teu lado”, escreveu Bento XVI.
As respostas às perguntas seleccionadas serão semanais, Toda esta operação de Comunicação foi preparada e desenvolvida com o maior cuidado. Não deixa, todavia, de surpreender este fervor pela sua presença nas redes sociais da internet, a que ninguém parece escapar. Os antecessores de Bento XVI, na representação de Deus na Terra, também não evitaram a rádio nem a televisão.

Etiquetas: