13.1.13

Ele assina como o Gaspar fala

Por Ferreira Fernandes
O ASSUNTO tem sido tratado na Time, Forbes e CNN e levou Barack Obama a fazer uma declaração, é certo que irónica: "Já pensei até em voltar atrás." Foram também ouvidos grafólogos, porque a questão central é essa: uma assinatura. Uma assinatura oficial nos EUA é tomada a sério. A Declaração de Independência, 1776, foi assinada pelo presidente do Congresso, John Hancock, e dá gosto ver: larga, sumptuosa, as duas iniciais firmes como pontes, os nomes claros. Desde então, o termo assinatura tem nos EUA como sinónimo "John Hancock". 
O atual escândalo é sobre as "john hancocks" que vão passar a aparecer nas notas de dólar - tradicionalmente assinadas pelo secretário do Tesouro (o ministro das Finanças deles). Depois de Obama nomear Jack Lew para o cargo, começou-se a reparar na assinatura deste. Estão a ver um fio de telefone enrodilhado? Uma mola de colchão? Os cabelos anelados do Rui Santos? Sem que a caneta largue o papel, um primeiro aro, o segundo mais pequeno, uma sequência de três aros, seguindo-se em crescendo dois e um final. Oito anéis feitos por uma linha, como uma sucessão de nós. Para definir uma crise financeira a imagem perfeita... Na banda desenhada, à sucessão de espirais assim chama-se "boing!", e indica alguém que perdeu as estribeiras e vai espatifar-se. 
Os ministros das Finanças de todo o mundo deram em ser imagéticos. Um dia, aparece um a falar lentamente para mostrar que nos toma por retardados.
«DN» de 13 Jan 13

Etiquetas: ,