17.3.13

O Estado Velho

Por Alberto Gonçalves  
VÍTOR GASPAR sofreu um "grande desapontamento" perante a subida do desemprego. Eu sofri um enorme desapontamento perante um ministro das Finanças que, após sufocar as pessoas e as empresas com impostos, ainda vai a tempo de se espantar com a derrocada geral. À semelhança dos que contrapõem ao saque dos privados o aumento da despesa pública, o dr. Gaspar acredita em milagres, e de facto só um milagre dos antigos permitiria resgatar a economia através de políticas destinadas à preservação do Estado. Grosso modo, seria idêntico a curar uma enxaqueca com pancadas sucessivas no cocuruto. Se calhar, já aconteceu. Mas não é provável que volte a acontecer.O que garantidamente acontecerá, pelo menos enquanto o Governo guardar o liberalismo para a retórica, disseminar o socialismo na prática e desperdiçar uma raríssima oportunidade de reformar os vícios caseiros, é mais do mesmo. Mais previsões falhadas, mais preces à troika, mais austeridade, mais falências, mais postos de trabalho extintos, mais "Grândolas", mais desapontamentos e mais suspeitas de que assim não só não vamos longe como nem sequer temos para onde ir. 
Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico
-
«DN» de 17 Mar 13 (parte)

Etiquetas: ,

2 Comments:

Blogger Mg said...

Desapontado como quem joga no Totoloto e não acerta ou desapontado como quem julgava ter a certeza de uma resposta num teste da escola e, quando chega cá fora, repara que estava enganado?
Parecendo que não, faz toda a diferença.

18 de março de 2013 às 14:44  
Blogger Helena said...

Desculpe, mas não sei se percebi:
" ...o Governo guardar o liberalismo para a retórica, disseminar o socialismo na prática e desperdiçar uma raríssima oportunidade de reformar os vícios caseiros, é mais do mesmo."
Significa que tem de ser ainda mais troiko que os troikos?
Onde sugere diminuir a despesa? Nas transferências de dinheiro do estado para os privados liberais que só sobrevivem encostados ao estado ou no estado social?

18 de março de 2013 às 18:52  

Enviar um comentário

<< Home