22.9.13

Um estranho amor pela loucura

Por Ferreira Fernandes
O ROMANCE 'On the Beach' ('Na Praia', de Nevil Shute) chama-se assim porque da praia parte-se, na praia vê-se chegar: os australianos, no Hemisfério Sul, esperavam a morte. Uma sucessão de acasos arrasara os países do norte com a guerra nuclear e a poeira assassina chegaria inexoravelmente. Um dia, a esperança: de San Diego, na costa californiana, vieram estranhos sinais de Morse. Os australianos enviaram um submarino, não tanto para socorrer alguém mas para confirmar a hipótese das radiações terem diminuído e a Austrália poder salvar-se. Desilusão, em San Diego havia só uma janela partida que a brisa fazia tocar no teclado de um telégrafo... Desse romance desolador, o realizador Stanley Kramer fez um filme em 1959. Em 1964, outro realizador, Stanley Kubrick, pegou no romance 'Red Alert' ('Alerta Vermelho', de Peter George) e fez o filme 'Dr. Estranho Amor': outra sucessão de acasos levara à guerra nuclear. Rimo-nos muito até à última cena, quando um oficial louco cavalga, como um texano, a bomba brilhante como mil sóis. 
Ontem soubemos que entre a tristeza de 'On the Beach' e o humor negro de 'Dr. Strangelove', e sempre dentro do mesmo assunto, passámos uma tangente à realidade. Em 1963, um bombardeiro da US Air Force deixou cair duas bombas nucleares na Carolina do Norte. E só um pequenito acaso - um interruptor de baixa voltagem não funcionou - impediu que Washington e Nova Iorque fossem arrasadas. Somos uma espécie destinada aos acasos. 
«DN» de 22 Set 13

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger jose said...

Segundo informa o blogue Herdeiro de Aécio a notícia não seria assim tão fresca e remete para a Wiki.Mas é sempre bom ensinar quem ainda não sabe.Eu julgo ter ideia de algo semelhante ter sido noticiado nos jornais do tempo do "fâchismo" acerca de uma queda de engenhos desses em Espanha por volta dos anos sessentas...
O que me preocupa mais é que dos "lestes" nada se sabe,talvez estejam ainda na fase do machado de pedra.A propósito de tchernobil,tratava-se de equipamento civil,houve quem no princípio falasse em campanha ianque de desinformação e conheço quem acredite que tudo foi montado por Gorbachev em conluio com o Ocidente...uma mentira pois!
De modo que as "cachas" estão sempre a oeste,não se justifica qualquer pesquisa aprofundada aos machadinhos líticos e também porque o vento leste traz,nos casos raríssimos de fuga de informação classificada,polónio e balas...

22 de setembro de 2013 às 19:32  

Enviar um comentário

<< Home