29.7.14

BES - uma estória mal contada

Por Antunes Ferreira 
O caso do BES e do polvo de que é a cabeça continua a ser muito mal contado. O poder financeiro de que depende o económico ainda parece ser se não intocável, muito difícil de imputar a quem quer que seja dos seus agentes e investidores. Será que quem devia fazê-lo tem medo? A ser assim – e penso que não há ninguém que me contradiga – medo de quê e de quem?
Com a madruga redentora de 25 de Abril de 1974 Portugal tinha deixado de ser medroso como até lá existia. Medo da ditadura salazarenta/marcelista, medo da PIDE/DGS impune, medo dos tribunais especiais civis e militares, medo das prisões sem culpa formada, medo dos campos de concentração, como do Tarrafal em Cabo Verde ou o de São Nicolau em Angola, medo dos informadores, ou seja medo dos bufos, medo da Censura. O rol, aliás conhecido, é enorme, muito para além dos medos que foram aqui elencados.
 Porém, o medo voltou, em especial com o regime encabeçado pelo suposto Presidente da República e pelo gangue que (des)governa este País. As ameaças mais ou menos veladas, mais ou menos sofismadas multiplicam-se. A crise mete medo. A autoridade, i.e, a austeridade inconsequente, criminosa e despótica metem medo. A troika que se encarniça contra a economia mete medo .A Alemanha com a Frau Merkel ao leme mete medo. O despedimento e o consequente desemprego metem medo. E o aumento da emigração, aliás ordenada pelo próprio (des)Governo, também mete medo.
Nesta conjuntura recomeçaram as conversas em tom sussurrado, os olhas à volta, os nonos bufos, todos esses estão a voltar à tona de uma democracia que em vez de se desenvolver e cimentar, titubeia com… medo de ser pura e simplesmente eliminada. E não há hoje quem afirme convictamente, como já aconteceu, que a liberdade veio para ficar. Não se seja tão pessimista; há, com certeza, mas poucos.
Por algum motivo o escândalo do império Espirito Santo foi minimizado pelo seu relações públicas Cavaco Silva. E por Passos Coelho e por Carlos Costa e por Carlos Tavares, supostamente também relações públicas do império ES. O Ministério Público finalmente mexeu-se, mas com um incrível atraso na sua intervenção. E os “analistas de serviço oficial” bem tentaram sossegar o povo, pois tratava-se de um caso conjuntural que não contagiaria ninguém, pode a plebe estar descansada. Há dinheiro para todos os desmandos, porque existe uma almofada.
Porém, fora da pequenez lusitana as coisas fiam mais fino. No Luxemburgo, na França, em Angola, no Panamá, todos os poderes respectivos puseram-se à defesa e decretaram medidas restritivas para a actuação do famigerado grupo. Até a própria Wall Street se interrogou sobre o que se passava no BES e no que o rodeia – e que é muito. Nos ramos da Saúde, da Indústria Hoteleira, da Operação Turística, da Agricultura, da Indústria Alimentar, da Promoção Imobiliária, dos Seguros. É, realmente uma organização tentacular.As operações do Grupo Espirito Santo (GES) a nível financeiro, Com arquitecturas imbricadas e fraudulentas levaram q que a exposição de empresas portuguesas Espirito Santo Financial Group (ESFG) é de cerca de cinco milhões de euros! No resto do Mundo há que fazer contas, como é o episódio caricato da PT e Rio Forte. Por algum motivo a fusão da PT com a OI, passou a ser da OI com a PT. O medo, porém, não impediu as ligações entre a finança e o poder político ao longo dos anos. Uma promiscuidade altamente comprometedora, mas que pareceu intocável, até as comadres se zangarem. Apenas um apontamento final: tanto quanto estou informado, o sr. Ricardo Salgado, indiciado em processo-crime, mas solto sob uma fiança de três milhões (para ele peanuts) ainda não mexeu nos dinheiros que são muitos e que tem sossegadamente no Brasil. E, no qual pelos vistos não mexerá.

Etiquetas: