1.10.14

Querido, decidi sozinha que o país encolheu

Por Ferreira Fernandes 
Agora, é ao lado e deveríamos seguir com atenção. Não que nos sirva de muito, o que vai acontecer, por maior que possa ser o desastre, sê-lo-á sem nos pedirem a opinião. Então, temos o país democrático que é Espanha, uma só soberania e várias autonomias, podendo ser amputada de uma parte, a Catalunha, se ela quiser a independência. É inteligente? É prudente? Ora, ora, já um homem sozinho a decidir confunde os seus próprios interesses, quanto mais a manada que é sempre uma nação. Seja dito, um bocado de território de qualquer país ou um pequeno grupo de gente pode, por escolha, ir embora, cortar-se do conjunto - mesmo se isso for a maior das tolices. Relembro, estamos a falar de um país democrático, sujeito a leis, escolhidas livremente. A questão é, pois, quem escolhe o ir ou não ir das terras e das pessoas para fora de um país democrático? Evidentemente, as pessoas. Sim ou não à independência da Catalunha? Espanha vai ter de responder a isso. O presidente da Generalitat (Governo catalão), apoiado por manifestações de milhões de catalães, diz que é altura de fazer um referendo. Está no seu direito. Um porém: ele quer que a resposta seja só dada por catalães... Humm, isso já me parece esquisito: a que título é que, no mesmo país democrático, uma minoria pode decidir sozinha o que vai mudar tão profundamente a vida de uma maioria, à qual foi recusado o direito de decidir também? Eu, por mim, passo, só tenho curiosidade. 
«DN» de 1 Out 14

Etiquetas: ,

2 Comments:

Blogger brites said...


Vou perguntar ao meu patrão se acha bem eu pedir uma indeminização, fazer greve, melhores condições de trabalho, etc.
Ao meu filho primogénito se concorda receber apenas metade da herança

Ao padre se devo obedecer aos preceitos da igreja ou fazer um pacto com o diabo

etc.,etc.

D.AFONSO HENRIQUES, QUE EU SAIBA NÃO APRESENTOU NENHUM PEDIDO DE USURPAÇAO DOS DIREITOS ADQUIRIDOS POR D. AFONSO VI DE LEÃO!...

Umas vezes sim, outras pelo contrário.




1 de outubro de 2014 às 16:05  
Blogger brites said...

indemnização!

1 de outubro de 2014 às 16:11  

Enviar um comentário

<< Home