2.7.15

A crise grega e mundial e os timoneiros lusos

Por C. Barroco Esperança 
O PR dos EUA e o da França, apesar da irrelevância do último, “concordaram em unir esforços a favor do recomeço das negociações” com a Grécia. Merkel, apesar de vítima de críticas e da aversão ao seu ministro das Finanças, parece ser a única dirigente na UE a pensar e que se dá conta de que o futuro do euro está ligado ao da Europa.
 Todos perceberam que os credores não podem impor aos devedores acordos impossíveis de cumprir, fazer empréstimos sob chantagem, para proteger os seus bancos, e condenar países ao desemprego, à fome, ao desespero e à violência.
 O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, diz agora que a porta continua aberta. O presidente do Parlamento Europeu adverte os gregos contra os riscos de “má decisão” no referendo e Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, segue-o na advertência. O presidente da CE, Claude Juncker, diz que «Aqui todos ganham ou todos perdem».
 No fundo, querem destruir o Syriza e temem destruir a Europa. Já se resignam a impor apenas em quem Atenas pode votar, indiferentes ao livre exercício do voto. 
Strauss Kahn, ex-diretor do FMI defende a reestruturação da dívida grega, o que sólidos talentos lusos, Passos Coelho e Cavaco, negaram veementemente na defesa das ‘regras’. Os norte-americanos Paul Krugman e Joseph Stiglitz, prémios Nobel da Economia, desconhecidos em Massamá e Boliqueime, corroboram a opinião de Strauss Kahn e a bondade das propostas do Governo grego.
 Observar esta crise, ignorando a do capitalismo global, detonada na falência do banco Lehman Brothers, nos EUA, cujas ondas de choque não pararam, é a visão redutora de quem não consegue imaginar a doença para além dos mais óbvios sintomas.
 Em Portugal, há quem ignore que o problema grego é comum, que à Grécia se seguirá Portugal e, depois, outros, com efeito dominó, se antes não for encontrada uma solução. O PM e o PR, à semelhança dos passageiros do autocarro n.º 16, Carapinheira-Coimbra, não veem que ao ‘grexit’ se seguirá o ‘eurexit’ [também tenho direito a cunhar um novo termo, aliás, sem grande originalidade].
 Ouvir o PM, cuja formatação ajuda a entender as declarações, em linha com as decisões venais e nepotismo, é confrangedor, mas ouvir o PR, no meio da tempestade, no Titanic [UE], perante o naufrágio do primeiro passageiro [a Grécia] a dizer que “… se sair ficam 18 países”, não é apenas o rebuscado exercício de aritmética ao nível do primeiro ano de escolaridade, é a metáfora de alguém que faz de Hollande um estadista notável. 
 Ponte Europa / Sorumbático

Etiquetas:

5 Comments:

Blogger opjj said...

Dou-lhe os meus parabéns, não é qq um que tem intimidade com Merkel e o seu detestado ministro das finanças.
Meta lá uma cunha para perdoarem 120MM€ como fizeram à Grécia e assim ficávamos sem dívida e os juros seriam aplicados noutras faltas.
Pena é que o não aproveitem. Tem soluções para tudo.
Abra uma conta para ajudar a GRÉCIA pq ela precisa de tão bons beneméritos.
Nuns dias resolve tudo.
Talvez Isto seja resquícios da minha vida madrasta e me obriga a ver a realidade.

2 de julho de 2015 às 16:25  
Blogger brites said...


se opjj precisa de exorcizar fantasmas, faculte-se-lhe todo o espaço!
não o quero no hospital a delapidar os dinheiros públicos!...





3 de julho de 2015 às 15:20  
Blogger José Batista said...

Caro Carlos Esperança

Venho censurá-lo: pode lá ser, ter desencadeado em mim uma inveja tamanha por não ter escrito este texto!
Se bem que eu não resistiria a confessar que sinto, cada vez mais, uma enorme vergonha pela (persistente) nódoa cavaquista.

3 de julho de 2015 às 16:19  
Blogger opjj said...

Os fracos de cabecinha reagem assim. Não gostam de ser contrariados.São perigosos.Gentalha que vive à custa e à sombra dos privados.
Mas acham-se uns iluminados, uns impolutos.
O Tsipras precisa de gente assim, boazinha que dá dos seus proventos. Não se lembram que o pobre paga impostos no arroz, nas batatas, nos medicamentos e ainda tem de dar para o Varofacas.

6 de julho de 2015 às 13:05  
Blogger Carlos Esperança said...

Caro José Batista:

Solidarizo-me na sua vergonha pelo PR que os portugueses elegeram mas permita-me que admire o leitor opjj, na clandestinidade do nome e da cara, a debitar hilariantes comentários que fazem falta ao contraditório.

Abraço.

7 de julho de 2015 às 23:04  

Enviar um comentário

<< Home