27.11.16

Terrorismo em Lisboa?

Por Antunes Ferreira
A ameaça terrorista tornou-se uma constante suspeita no quotidiano de quase todo o Mundo. O terror é isso mesmo: tem por finalidade o desassossego dos homens onde quer que se encontrem sobretudo nos centros urbanos onde para os criminosos é mais fácil levar a cabo os seus hediondos propósitos. E as medidas de segurança, por maiores e mais fortes que elas sejam, só muito dificilmente podem impedir que esses actos criminosos possam alcançar os objectivos a que se propõem.
É ponto assente que é impossível colocar um polícia ou um soldado junto de cada cidadão para prevenir qualquer movimento suspeito que ele possa demonstrar mesmo que disfarçadamente. Seria meio mundo a vigiar a outra metade… Portanto, mesmo em hipótese irrealizável, uma tal utopia redundaria em anedota universal não fora o caso da realidade sangrenta que a negaria.
Em Portugal, mais propriamente em Lisboa, viveu-se anteontem, sexta-feira, 25, uma ocorrência que disse bem do sentimento de suspeita, mas também de medo que se enquadra no terrorismo. Felizmente sem consequências graves no que toca às pessoas. Mas podia ter sido pior. Para quem – como nós os portugueses – costuma dizer que aqui não acontecem coisas dessas, foi um exemplo de que, sim senhor, podem acontecer. E de extrema gravidade.
O assunto conta-se em algumas linhas. Socorrendo-me, mais uma vez do que informou a comunicação social, passo a transcrever.”Um pacote suspeito foi encontrado na conservatória de Lisboa. Meios da PSP já estão no local. A circulação automóvel foi hoje cortada cerca das 15:30 na Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa, entre o Saldanha e a Avenida António Augusto de Aguiar, devido à presença de um pacote suspeito num edifício. Pelas 16:45, o perímetro de segurança foi alargado até à rotunda do Marquês de Pombal, por "questões de segurança", (…)  Para o local foram já mobilizados agentes especializados em minas e armadilhas.”
Entretanto e como outra medida de precaução foram ainda evacuados o prédio onde fica a Conservatória e outros contíguos, tendo, assim sido estabelecido um perímetro de segurança. Finalmente, a equipa de inactivação de explosivos fez a avaliação e concluiu que o objecto não tinha produto com conteúdo explosivo, e portanto não havia ameaça. Foi retirado, reaberto o trânsito, voltaram as pessoas aos locais donde tinham sido evacuadas. Não tinha sido nada…
Veio depois a saber-se que o embrulho continha… brinquedos, coisas próprias do Natal que se vai aproximando. Brinquedos que tinham sido enviados de fora de Lisboa e que o destinatário talvez por esquecimento deixara abandonados originando toda esta confusão. Podia ter sido pior, mas não foi. Felizmente não foi.
O que não quer dizer – de forma nenhuma – que os cuidados não tenham de ser redobrados, porque Portugal, de acordo com o Daesh, faz parte do “Califado Ibérico”. O que pode significar, pelo menos, que o nosso país pode vir a ser um objectivo importante a alcançar pelo auto-intitulado Exército do Isis. Como atrás se disse o terrorismo é assim chamado porque vive do terror, de aterrorizar as pessoas, de limitar as suas vidas, de as empurrar para o pânico.

Como vencê-lo? Esse é o busílis da questão. Pela força armada, por maior que ela seja, por melhor equipada que esteja é muito difícil, quase impossível. Um só homem, um terrorista, pode pôr em causa um país, um continente, o Mundo. Contra tal a segurança e a comunicação entre homens, organizações e estados é fundamental. Pelo menos é o que se pode arranjar, para já. Para o futuro – o futuro dirá.  

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger opjj said...

É uma vergonha todo este aparato 4 horas. Incompetentes.Assim deram a conhecer ao mundo o desnecessário

27 de novembro de 2016 às 18:43  

Enviar um comentário

<< Home