Os nossos Bolinhos "DE" bacalhau são exportados (pelo menos para o Brasil) como sendo Bolinhos "COM" bacalhau e com a indicação de que podem ser "assados"... Estamos sempre a aprender.
Na verdade faço isso muitas vezes,assar bolos de bacalhau no forno, sem gordura. Não esses de exportação, mas inteiramente confeccionados em casa. Não é a mesma coisa? Não! Mas o coração agradece (dizem) :)
Costuma-se dizer que há 1001 maneiras de cozinhar bacalhau, Mas a receita tradicional dos "Bolinhos de bacalhau" é a seguinte: - ingredientes: 1 cebola pequena 1 ramo de salsa (generoso) 2 ovos 4 batatas grandes 3 postas de bacalhau (uso barbatanas e rabo) sal, pimenta q.b. -- preparação: descasque e coza as batatas, em água temperada com sal. coza também o bacalhau. depois de cozido desfie e limpe-o de espinhas. coe a agua das batatas e com um garfo esmage-as. numa taça amasse o bacalhau, junte as batatas e amasse. de seguida junte os ovos batidos, a salsa e a cebola picadas miudinhas. amasse bem. coloque sal e pimenta em pó a gosto. com a ajuda de duas colheres faça os bolinhos e leve-os a fritar. coloque papel de cozinha para absorver o óleo da fritura.
Segundo o que depreendo, a receita não foi posta em causa, unicamente a opção de assar ou fritar, o Bolinho de Bacalhau (pastel) continua lá, com os ingredientes tradicionais. Deixemos a livre opção aos apreciadores. Eu sou, de ambas as maneiras!
O comentário do José Batista fez-me ler com atenção o rótulo da embalagem que aparece no post... Não há dúvida, o desamor para com a língua portuguesa é generalizado...até para com os tradicionais bolinhos de bacalhau
Sim, é como chamar "Pastéis COM camarão" aos "Pastéis DE camarão", e argumentar que está correcto porque são feitos COM camarão. . Para já não falar em chamar "Pastéis COM nata" aos "pastéis DE nata"...
8 Comments:
Na verdade faço isso muitas vezes,assar bolos de bacalhau no forno, sem gordura. Não esses de exportação, mas inteiramente confeccionados em casa. Não é a mesma coisa? Não! Mas o coração agradece (dizem) :)
Costuma-se dizer que há 1001 maneiras de cozinhar bacalhau,
Mas a receita tradicional dos "Bolinhos de bacalhau" é a seguinte:
-
ingredientes:
1 cebola pequena
1 ramo de salsa (generoso)
2 ovos
4 batatas grandes
3 postas de bacalhau (uso barbatanas e rabo)
sal, pimenta q.b.
--
preparação:
descasque e coza as batatas, em água temperada com sal. coza também o bacalhau. depois de cozido desfie e limpe-o de espinhas. coe a agua das batatas e com um garfo esmage-as. numa taça amasse o bacalhau, junte as batatas e amasse. de seguida junte os ovos batidos, a salsa e a cebola picadas miudinhas. amasse bem. coloque sal e pimenta em pó a gosto. com a ajuda de duas colheres faça os bolinhos e leve-os a fritar. coloque papel de cozinha para absorver o óleo da fritura.
A minha receita é idêntica à sua,no entanto leva mais ovos(de preferência de galinhas do campo)A massa fica mais amarela
Segundo o que depreendo, a receita não foi posta em causa, unicamente a opção de assar ou fritar, o Bolinho de Bacalhau (pastel) continua lá, com os ingredientes tradicionais.
Deixemos a livre opção aos apreciadores. Eu sou, de ambas as maneiras!
Fritos ou "assados", em bom Português, os bolinhos/pastéis são... de bacalhau.
Mas a língua portuguesa sofre de desamor generalizado.
Com terríveis consequências.
O comentário do José Batista fez-me ler com atenção o rótulo da embalagem que
aparece no post...
Não há dúvida, o desamor para com a língua portuguesa é generalizado...até para com os tradicionais bolinhos de bacalhau
Sim, é como chamar "Pastéis COM camarão" aos "Pastéis DE camarão", e argumentar que está correcto porque são feitos COM camarão.
.
Para já não falar em chamar "Pastéis COM nata" aos "pastéis DE nata"...
Deveriam escrever "com sabor de bacalhau" já que desse vem muito pouco!
Enviar um comentário
<< Home