O terrorismo já condiciona as eleições em toda a Europa
Por C. Barroco Esperança
O racismo e a xenofobia, defeitos genéticos que a civilização quase erradicara, voltam à Europa, à espera de nova catástrofe, com desfecho imprevisível, sete décadas após o fim da guerra de 1939/45.
Depois de Paris, Londres, Madrid ou Nice, só nesta semana, o terror regressou a Berlim e a Zurique, com o assassinato adicional do embaixador russo, em Ancara, no país onde o presidente abandonou a defesa da Europa para se transformar numa das suas maiores ameaças.
No último domingo, atentados contra forças policiais, em três localidades da Jordânia, só podem significar que a guerra mundial, localizada na Síria, vai alargar-se e, com ela, o número de refugiados que chegam à Europa, com terroristas misturados.
Paradoxalmente, agora que a Europa é governada quase exclusivamente por partidos de direita ou de extrema-direita, é esta última que ganha terreno com o medo instalado e a renúncia dos cidadãos às liberdades a troco da segurança que vislumbra no despotismo.
A democracia, já de si débil, apenas com a superioridade moral em relação às ditaduras, encontra-se à mercê do populismo que o terrorismo, metódica e eficazmente alimenta.
É nesta atmosfera de medo, com o descontentamento generalizado das populações, que a União Europeia, sem liderança nem força anímica, corre o risco de se desintegrar e deixar os países que a integram abandonados, falidos e à espera dos míticos salvadores.
Se as forças democráticas não conseguirem manter unida e reforçar o que resta da UE é a civilização que fica em risco e as fronteiras que dos países que se fragilizam.
Ponte Europa / Sorumbático Etiquetas: CBE
7 Comments:
Graças a Deus que vozes de burro não chegam ao céu!
opjj:
Não seja cético nem desanime. O seu deus há de acabar por ouvi-lo.
Venho desejar um bom Natal.
Obrigado, caríssimo TP.
Bom Natal também para si e para os seus,
Obrigado, Táxi Pluvioso.
Desejo-lhe um excelente 'Dia da Família e da Fraternidade Universal'. E um bom 2017,
Para todos um Ano Novo com Saúde Paz e Harmonia
Obrigado, Ilha da Lua. Retribuo os amáveis votos que certamente são de todos os que aqui publicam textos.
Enviar um comentário
<< Home