23.3.17

De Cavaco e Barroso a Donald Trump


Por C. Barroco Esperança 
A mentira tem a perna curta, mas os mentirosos têm muitas pernas. Parecem centopeias.
 O FBI investiga suspeitas de conluio entre a campanha de Trump e o Governo russo, o que, a ser verdade, é um grave risco para a segurança dos EUA, mas Trump, talvez para desviar atenções, acusou Obama de o espiar durante a campanha eleitoral, recorrendo à mentira como tática e à calúnia como estratégia.
 É irrelevante que o Departamento de Justiça e o FBI não tenham quaisquer indícios de que Trump tenha sido escutado e espiado a mando do ex-Presidente Barack Obama, o que interessa é o ruído necessário e suficiente para desviar as atenções.
 A pós-verdade prenuncia a pós-liberdade, a tragédia que parece corroer as mais sólidas democracias mundiais. O perigo não é a mentira, é a indiferença dos cidadãos à mentira mais torpe e à mais aleivosa das acusações. A anestesia cívica produz gera impunidade e insensibilidade ao embuste.
Trump não é pioneiro, Hitler usou a estratégia com êxito. Aliás, a mentira ganha sempre as primeiras batalhas, apesar da tendência para acabar derrotada.
 O PR americano faz a síntese de dois políticos portugueses, agora ávidos de recuperar a confiança dos portugueses, Cavaco Silva e Durão Barroso.
 Cavaco, que exige que se nasça duas vezes para ser mais sério do que ele, foi precursor das escutas falsas para prejudicar um partido de que não gosta. Atribuiu à máquina do PS a paternidade da mentira cujo mérito enjeitou.
Barroso, entusiasta da cimeira que definiu aos portugueses como a última oportunidade para a paz, sabia decidida a guerra e falso o pretexto, mas, anos mais tarde, insinuou que o PR, Jorge Sampaio, apoiou a invasão, para depois esclarecer que só concordou com a reunião (a política externa é da exclusiva competência do Governo) e acabar a garantir que foi a primeira pessoa a quem informou da criminosa reunião.
 Ainda ressoam os insultos a Sampaio, que ninguém lhe ligava e que a invasão do Iraque era a porta aberta à prosperidade de Portugal na viagem conjunta com os EUA, o Reino Unido e a Espanha, quer ele quisesse ou não. Não pôde empenhar as Forças Armadas do ministro Portas, mandou a GNR, do M.A.I.
 Cavaco e Barroso são versões paroquiais, precursores de Trump à escala global.
 Ponte Europa /Sorumbático

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger opjj said...

Só fala assim quem recebe prebendas! Por causa do que o Santinho Sampaio fez e tem continuadores é que estamos com esta dívida galopante.As pensões e salários são pagos em parte pelo aumento da dívida.O ministro holandês sabe do que fala! Há muitos anos tive um professor que trabalhou na HOLANDA e regressou porque se trabalhava demais, dizia ele. Mas hoje, por conhecimento próprio, sei que é assim. Trabalha-se a sério. Por cá só se pensa em Sol e Mar- copos e mulheres.Tenho pena é dos que estão numa linha de montagem e dos que esperam pela água!
Um pouco mais de isenção!

23 de março de 2017 às 11:43  
Blogger Ilha da lua said...

Nós e as nossas questiúnculas domésticas,quando há assuntos tão importantes dentro do espaço a que pertencemos,e até ver "ainda" existe. De repente,alguns dos nossos mais altos representantes da nação deu-lhes para escrever um livro Tentando,talvez explicar,ou justificar determinadas atitudes dos seus mandatos Não seria,mais correcto,mais democrático e mais leal terem-nas explicado na altura em que as tomaram?Ainda parece haver quem acredite que consegue modificar a História

23 de março de 2017 às 22:09  

Enviar um comentário

<< Home