16.4.17

Sem Emenda - As Minhas Fotografias

Jovem Inca peruano numa aldeia perto de Puno, Peru – A pequena cidade de Puno fica à beira do lago Titicaca, o maior da América Latina. Situado a quase 4.000 metros de altitude, o lago faz a fronteira entre o Peru e a Bolívia. Quando me dirigia àquela cidade portuária, a fim de tomar o barco e fazer a travessia, parei numa pequena aldeia a caminho. Demorei-me a fotografar. Numa praça, uma magnífica árvore secular, de que nunca soube nome nem data, merecia tempo e fotografia. Assim fiz. Depois, fui-me aproximando. E fotografando. De repente, na minha objectiva, vejo alguma coisa movimentando-se a meio do tronco. Olho melhor. Avanço. Era um rapaz, sentado e imóvel. Fui fotografando e andando em frente. Fitava-me directamente sem desviar o olhar. Só no fim, quando o saudei, ele sorriu. Segundos antes, ainda fiz esta imagem. Foi há cinquenta anos.

DN, 16 de Abril de 2017

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Angela Castelo-Branco said...

Creio, que esta árvore de copa frondosa e tronco de diâmetro assinalável é um Pisonay, da família Erythrina edulis como é conhecida no ramo da botânica. Esta espécie, característica da região dos Andes, era venerada pelos Incas como símbolo da fertilidade.

23 de abril de 2017 às 00:04  
Blogger José Batista said...

Ângela Castelo-Branco:
A expressão "Erythrina edulis" corresponde (obrigatoriamente) à designação de uma espécie, sendo que a primeira palavra do nome da espécie é indicadora do género (uma categoria taxonómica mais abrangente, englobando várias espécies muito aparentadas). E géneros ainda com semelhanças significativas são englobados na mesma família. Neste caso, a família é a das "Fabaceae", a que também pertencem as vulgares favas, da espécie "Vicia faba".

23 de abril de 2017 às 21:38  

Enviar um comentário

<< Home