30.3.17

Corrupção e silêncio partidário

Por C. Barroco Esperança 
A corrupção não é exclusiva de partidos políticos nem estes são responsáveis pelos atos indignos dos seus militantes, mas devem ser eleitoralmente punidos se permitirem a sua manutenção em funções sem lhes retirarem publicamente a confiança política.
 Em Coimbra, em junho de 2007, com Paulo Portas a atestar a honradez da líder distrital do CDS, esta foi condenada a 2 anos e meio de prisão por peculato e outros delitos, tendo ficado provado que se apropriou de 15 mil euros dos transportes dos alunos da Lousã e de géneros alimentícios da cantina. Era um crime da D. Sónia se o CDS, após a condenação, a tivesse afastado do cargo, mas, um ano depois, continuava líder distrital e esgotou o mandato. A manutenção em funções, no mais alto cargo político distrital, com a cumplicidade partidária, foi uma baixeza do CDS e da Comissão Política Nacional.
 *** 
 O ex-administrador delegado dos Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), Manuel de Oliveira, foi condenado, em 22 do corrente mês, a uma pena de prisão de três anos e meio, mas suspensa, por crime de corrupção passiva para ato ilícito.
 O acórdão deu como provado que o arguido recebeu 20 mil euros, em 10 de abril de 2008, para dar preferência aos autocarros da empresa MAN nos processos de renovação da frota dos SMTUC.
 O acórdão, por motivo de recurso para a Relação, não transitou ainda em julgado, mas surpreende que o PSD não lhe retire a confiança. Se não exercesse funções partidárias, seria apenas um caso, lamentável, é certo, de um militante partidário venal.
 Mas acontece que o militante do PSD, que recusou receber o suborno em cheque e que foi a Braga onde esperou que fossem levantados em vários bancos, e em dinheiro vivo, 20 mil euros, é o presidente da Junta dos Olivais, uma das maiores freguesias do País.
 Apesar de o crime ter sido dado como provado, o PSD aos costumes disse nada e o Sr. Manuel continua a ser o presidente da maior Junta de Freguesia de Coimbra e uma das maiores do País, com cerca de 39 mil habitantes, com o PSD e os partidos satélites em silenciosa meditação até à próxima e renovada coligação para outra vitória autárquica.
 A cumplicidade partidária com autarcas corruptos envenena a democracia.
 Ponte Europa / Sorumbático

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger SLGS said...

Meu caro Carlos Barroco Esperança, sou solidário e subscrevo tudo o que diz, mas deixo um senão: então, neste país tão puro e pacato, só há "gajos" destes no CDS e no PSD? Procure-se bem...

30 de março de 2017 às 17:08  
Blogger opjj said...

O amor perdoa tudo, mesmo que volte ao charco outravez com aquele que era 2º e agora é 1º.
Não acredito em juízes! Basta olhar pelo comentário da SIC sobre o preso com 33 anos de prisão.
O preso tem mais carácter do que os juízes que o julgaram.
Só por Ressabiamento intolerável é que lhe espetaram com mais 1 anos de prisão a um fraco ser humano.
Se lhe retiraram os documentos e só era chamado pelo 353, tinha carradas de razão.
V.Exª apregoa tão bons costumes e passa-lhe ao lado coisas que mexem com valores.
Vários dias levamos com sexo oral nas TVs.
Hoje ao pequeno almoço com as minhas netas levei com esse tal GEORGE director de saúde, outravez Sexo oral.Esse tal GEORGE valentão na pronúncia de Sexo Oral e tão temeroso e incapaz de pronunciar homossexuais.

30 de março de 2017 às 19:21  
Blogger Ilha da lua said...

Completamente de acordo com o comentário do SLGS

30 de março de 2017 às 21:40  

Enviar um comentário

<< Home