2.4.17

Sem emenda - As Minhas Fotografias

Paisagem agrícola: uma seara com casal – Esta imagem tem cerca de trinta anos. Talvez já quase não seja possível fazer igual. Algures no Norte do país, entre o Gerês e o Barroso, um casal de camponeses ceifa uma seara de cereal. Creio que se trata de centeio. Tudo se conjugou para que a cena, bíblica para alguns, bucólica para uns e violenta para outros, não se repita muitas mais vezes. As foices, os tractores, os mercados, o comércio, a falta de trabalhadores, a emigração, a idade e os costumes mudaram tudo. Neste caso, mesmo sabendo que perdemos imagens e fotografias, ficámos a ganhar. Este bucolismo pagava-se caro. Em cansaço, sacrifício e saúde.
 DN, 2 de Abril de 2017

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger José Batista said...

Creio que só pode tratar-se de centeio. Os solos pobres e frios não tornariam a sementeira do trigo minimamente rentável. E a palha centeia era muito útil: para o gado, para as enxergas e, em casos de extrema necessidade, para acender o lume.
Isto desapareceu para sempre. O cansaço e o sacrifício não tinham limites. Curiosamente, se interrogassem os protagonistas, ou quem com eles conviveu, não me espantaria que tivessem sinceras saudades. Muitas, aliás.

2 de abril de 2017 às 18:57  

Enviar um comentário

<< Home