29.6.17

A tragédia de Pedrógão e a vertigem necrófaga do PSD

Por C. Barroco Esperança
Hoje já não tenho dúvidas de que o aproveitamento político da tragédia nacional que enlutou o País e levou a morte e a desolação, especialmente ao concelho de Pedrógão Grande, foi urdido na reunião da bancada do PSD onde um deputado lamentou que o PR fosse “o primeiro a lançar a ideia de que foi feito tudo o que era possível”, quando se limitou, como devia, nesse momento, a procurar acalmar as populações.
 Pedro Pimpão e Maurício Marques, respetivamente deputados por Leira e Coimbra, visitaram os locais da tragédia. O primeiro disse logo que “Os deputados do PSD têm o dever de não deixar isto ser silenciado” lançando o mote para o aproveitamento político, até à exaustão, de uma tragédia de dimensões dantescas.
 O deputado Maurício Marques, ex-presidente da Câmara de Penacova afirmou de forma pungente que “…teve de se fazer à estrada para acudir a familiares que não conseguiam o apoio das autoridades”, acrescentando que a sua própria filha “foi encaminhada para a "estrada da morte", e só se salvou porque passou por debaixo dessa estrada e se dirigiu para a A13, em vez de seguir o caminho fatal de outros automobilistas”, uma afirmação a merecer investigação sobre o eventual crime de quem fez o alegado encaminhamento.
 Enquanto as autoridades procuravam os suicídios [plural] atribuídos por Passos Coelho à ausência de apoio psicológico às vítimas do incêndio, e o ainda presidente da Câmara de Pedrógão, Valdemar Alves, um independente eleito pelo PSD, pedia que ‘corressem com os boateiros’, Duarte Marques, deputado eleito por Santarém, insistia no boato em conversa online: “É verdade”. E, antecipando já que PPC não chegará às legislativas, acrescentava: “Eu não o diria em público”.
 A ânsia de aproveitar os cadáveres para efeitos eleitorais levou Passos Coelho a afirmar: “Tenho conhecimento de vítimas indiretas deste processo, pessoas [plural] que puseram termo à vida, que em desespero se suicidaram e que não receberam o apoio psicológico que deviam. Devia haver um mecanismo para isso. Tem havido dificuldades. Ninguém me convence de que não há responsabilidades. O Estado falhou e continua a falhar.”
 Quem lhe deu a informação foi um correligionário que a comunicação social referiu de forma neutra, “Provedor da Santa Casa da Misericórdia”, sem indicar que João Marques é também o líder da comissão política do PSD de Pedrógão, que durante 16 anos foi o presidente da Câmara Municipal”, cargo a que não pôde concorrer no último mandato, por imposição legal, e que é de novo candidato, designado em 4 de janeiro pela referida comissão política, a que ele próprio presidiu, com 9 votos a favor e duas abstenções.
 Enquanto assistimos ao suicídio político de Passos Coelho, João Marques continuará a ser presidente da Santa Casa da Misericórdia, por vontade episcopal, e voltará a ser o Presidente da Câmara de Pedrógão Grande, pelo PSD, se o eleitorado reincidir no voto.
 Passos Coelho não tinha de pedir desculpa pela informação errada que o correligionário lhe deu do suicídio inexistente, tem de se envergonhar do plural que usou, dos motivos que inventou e do carácter que lhe permite explorar uma tragédia tão dramática para fins eleitorais.
 Ponte Europa / Sorumbático

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger SLGS said...

Não há neste texto mentiras, é um facto, mas há um aproveitamento de circunstâncias excepcionais para se "bater" em quem se não gosta.
Tudo foi mau, nesta tremenda tragédia, desde a "escspadela" do Sr. Sec. Estado, deixando todos, quando sentiu o rabo a arder, até à comunicação social que, durante toda uma tarde noticiou a queda de um avião, sem a confirmar. Todos quiseram aproveitar protagonismo, mas só as palavras de Pedro Passos Coelho, induzidas por um mau conselheiro, palavras essas de que imediatamente pediu desculpas quando se apercebeu da sua falsidade, são objecto de censura.
Sejamos moderados e não nos aproveitemos...

29 de junho de 2017 às 23:36  
Blogger Ilha da lua said...

Concordo,plenamente,com o SLGS Foi uma tragédia nacional.Mas,mesmo assim,o interesse colectivo não foi colocado acima dos interesses partidários,nem dos protagonismo mediáticos Isto diz muito de um paísFiquei com sensação,que a mentalidade de muitos é directamente proporcional,à dimensão geográfica do país

30 de junho de 2017 às 13:59  
Blogger opjj said...

Que grande desonesto e mentiroso!Agora já não emigram 350.000 ou como dizia Costa 300 por dia, agora as crianças já não morrem de fome e não vão descalças para a escola, não se morre nos hospitais ( o Dr. Morte foi para presidente da CGD),o governo já não é responsável por fogos e mortes,os bancos estão fortes o Zé já não paga nada,tudo tem a carteira cheia com os 90 cêntimos da reforma já compra mais 6 carcaças,os impostos do Gaspar foram todos revertidos.
Razão tem o Salvador o Costa pode sacar à vontade porque só com um PEIDO o povo aceita tudo e bate palmas.Tal povo como V.Exª.

30 de junho de 2017 às 18:19  

Enviar um comentário

<< Home