1.11.18

O estridente regresso do fascismo

Por C. Barroco Esperança
O Brasil é apenas uma peça mais no trágico regresso do fascismo cuja popularidade, na década de 30 do século passado, foi universal. No Brasil, a vitória largamente anunciada e prevista, depois do golpe contra Dilma, executado com a cumplicidade dos partidos de direita e de juízes militantes, sem que as democracias reagissem, só dois cenários seriam possíveis, a vitória de um Bolsonaro ou de um golpe militar.
Perante a eventual vitória de Lula da Silva, não restava aos golpistas outra solução que não fosse a rápida acusação, julgamento e prisão do candidato pelo ministeriável juiz Sérgio Moro.

Imprevisível foi a votação dos brasileiros residentes em Portugal, cuja instrução e clima de liberdade, pareciam incompatíveis com a descomunal votação em Bolsonaro.
O ex-capitão da ditadura, misógino, homofóbico, racista e xenófobo, partidário da pena de morte e da tortura, junta-se a Duterte, Trump e Erdogan, quando, na Europa, a deriva fascista atinge proporções colossais e no continente americano só resta imune o Canadá.
O Brexit acontece no país com maiores e mais antigas tradições democráticas mundiais, por um desvio nacionalista que ameaça tornar inviável a União Europeia, precária a paz, frágeis as fronteiras, e em risco as democracias e a civilização de que são guardiãs.
Hungria, Polónia e Itália são os casos mais graves que atingem a Europa, e não há um só país onde o fascismo não surja impetuoso com populistas a procurar a sua vitória.
Trágico, até no aspeto simbólico, é o renascimento da extrema-direita na Alemanha, na sua arrepiante escalada, com o partido social-democrata (SPD) a desparecer e o partido democrata-cristão (CDU), um baluarte da democracia, a definhar perante a exuberância da extrema-direita.
O partido da extrema-direita ‘Alternativa para a Alemanha’ (AfD), entrou no corrente mês de outubro, em eleições regionais, sucessivamente nos parlamentos da Baviera e Hesse, alcançando a presença em todos os parlamentos regionais da Alemanha.

A comunicação de que a Sr.ª Merkel não se recandidatará em 2021, é o anúncio da saída de cena da última grande estadista europeia e da maior referência democrática do PPE, a voz que impede desvios de direita do agrupamento europeu de partidos conservadores e democrata-cristãos.
Não faltam, sequer, ataques a sinagogas, o antissemitismo a causar arrepios, sem medo ou memória de Nuremberga. Os ingredientes de uma catástrofe apocalíptica já estão aí.
Urge revisitar a História, regressar um século e refletir sobre as duas décadas posteriores a 1918, e evitar uma conjuntura para o ‘Quarto Reich’ e a Terceira Guerra Mundial, esta com um Eixo mais poderoso do que os Aliados dispostos a defender a democracia.
Desta vez, pode não sobrar ninguém para celebrar a vitória.
Ponte Europa / Sorumbático

Etiquetas:

10 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Eu contacto com muitos brasileiros, residentes cá e lá.
Podem não ser representativos (isso não sei), mas são muitos, pelo que nada do que acaba de suceder é surpresa para mim.
Eles estavam fartos do PT até aos cabelos, muito antes de Lula ser preso.
Os principais motivos de descontentamento eram o desemprego (como nunca se viu), a corrupção (ao mais alto nível do Estado) e a criminalidade (que atinge 60-65 mil pessoas por ano.
Claro que nada disso vai mudar com Bolsonaro, mas convém entender o que se passa e passou.
Muita gente tem vivido (e vai continuar a viver) em estado de negação, até ao dia em que a realidade lhe cai em cima.
---
Neste microcosmos, que é a cidade onde vivo, também há fenómenos preocupantes, para os quais os responsáveis fecham os olhos.
Se calhar, no dia das eleições, vão "acordar em choque", como se costuma dizer.

1 de novembro de 2018 às 13:15  
Blogger Carlos Esperança said...

CMR:

Nada acontece sem uma razão. Eu também não fiquei surpreendido, apenas assustado.

Na Alemanha, as razões não são as mesmas, certamente.

1 de novembro de 2018 às 14:08  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Quando eu afixava fotos tiradas aqui nas praias desertas, recebia sempre comentários de pessoas do Brasil, incrédulas por eu não ter medo de assalto!
.
"Vocês aí têm medo de ficar sem rede ou sem bateria no celular. Nós, aqui, ficamos sem o celular".
As pessoas já nem apresentam queixa quando são roubadas, mas o pior é que está a suceder isso aqui também.
Mesmo sabendo-se quem foi o ladrão (ou o vândalo), nada acontece:
.
Há pouco, em Sintra, 10 carros foram grafitados (entre eles o meu), e sabe-se quem o fez, pois viram o artista, que é conhecido. Toda a gente fez queixa... Processo arquivado por falta de provas.
.
Esta semana, o restaurante aqui à minha porta foi assaltado.
O dono ainda viu o ladrão, que é bem conhecido e até tem página no Facebook (além de bom cadastro)! Resultado...
.
Mesmo quando levados a tribunal, vândalos, arruaceiros e gatunos saem em liberdade.
Isso causa uma fúria generalizada, e já por aqui apareceu um émulo do Bolsonaro a apelar para a justiça popular, e vai candidatar-se nas próximas autárquicas "Para meter a cidade na ordem!".

1 de novembro de 2018 às 15:05  
Blogger Carlos Esperança said...

CMR:

Basta ver os casos gravíssimos do regime português e o incómodo que nos causa ver as pessoas já julgadas e condenadas à solta.

Mas poderemos culpar o Governo?

No Brasil, a única pessoa que parece não ter telhados de vidro é Dilma. Pois foi ela a vítima de ter permitido o combate à corrupção. O sistema político brasileiro é mau e o judicial péssimo.

Enfim, com um Planeta incapaz de alimentar os que o habitam e a explosão demográfica a continuar, talvez discutamos coisas menores.

Abraço.

1 de novembro de 2018 às 15:56  
Blogger Ilha da lua said...

Um planeta incapaz de alimentar os que o habitam ... e,no entanto nas sociedades desenvolvidas há um enorme desperdício Explosão demográfica só nos países subdesenvolvidos,onde a esperança média de vida também é menor,pelas razões óbvias Nas sociedades desenvolvidas há uma diminuição de natalidade,veja-se o caso da Europa Vivemos num mundo a duas velocidades,e,nem a tão propagada globalização conseguiu aproximar o desenvolvimento Hoje vivemos num mundo,onde grande parte das pessoas não lê um livro,mas tem um telemóvel de ultima geração Têm uma instrução básica,mas utilizam as novas tecnologias e frequentam as redes sociais,sem filtro,nem critério,para proveito de políticos sem escrúpulos que manipulam a intenção de voto,criando notícias falsas Vivemos num mundo espartilhado pelo politicamente correcto,que impede que se tenha real consciência do que realmente é importante para a sociedade Vivemos num mundo,onde bafientos paternalismos,protegem minorias,mesmo quando essas minorias provocam sérios danos às maiorias Vivemos num mundo,onde a maioria da riqueza está concentrada numa minoria Vivemos num mundo onde a justiça parece andar à deriva....E,depois,ainda nós admiramos,que aos poucos,vão aparecendo uns quantos,vindos do nada,que queiram meter isto na ordem deitando para o lixo a democracia,que tanto custou a instituir

1 de novembro de 2018 às 22:52  
Blogger Carlos Esperança said...

Ilha da Lua:

Escusado será dizer que subscrevo o seu comentário, mas insisto na bomba demográfica que, contrariamente ao que foi previsto pelos especialistas, já ultrapassou o número de habitantes que se pensava estabilizar em 2020, o que não vai suceder.

1 de novembro de 2018 às 23:20  
Blogger opjj said...

É lamentável que tratem ladrões de biliões como se fossem casos políticos!

Ainda vamos ver Sócrates a receber uma boa indemnização!

Haja honestidade intelectual!

3 de novembro de 2018 às 19:29  
Blogger williambli92982 said...

Aw, this was a very nice post. In idea I want to put in writing like this additionally – taking time and precise effort to make a very good article… however what can I say… I procrastinate alot and in no way appear to get something done. slots for real money

3 de novembro de 2018 às 21:20  
Blogger opjj said...

Constato que V.Exª não aprecia muito os meus comentários, dado que, nem sempre são concordantes com o que opina. Prezo-me da minha independência e também da sua, pelo que, evitarei contradizê-lo e assim V.Exª ficará com os seus.
Cumps.

6 de novembro de 2018 às 17:27  
Blogger Carlos Esperança said...

Exmo. OPJJ,

Desculpar-me-á por ter de o contradizer.

Aprecio os seus comentários e só o respeito pela sua opinião me impede de a contrariar.

Aceite os meus cumprimentos respeitosos.

7 de novembro de 2018 às 15:10  

Enviar um comentário

<< Home